Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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A PESQUISA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O LUGAR DO PROCESSO DE ENSINO VOLTADOS A JOVENS E ADULTOS
Evandislau Moura, Girlene Marques Formiga, Elisângela Justino

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


1 Introdução

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem como proposta a integração da educação profissional à educação básica, buscando superar a dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e de mecanismos de assistência que favoreçam, por exemplo, a permanência e a aprendizagem do estudante.

Ainda que constatada a existência de pesquisas na área, o Proeja requer ampliação de estudos a fim de melhorar seus processos formativos com repercussão tanto nas políticas públicas governamentais voltadas para esse público quanto nos desdobramentos de sua eficácia na sociedade. Alinhando-nos ao posicionamento de Cury (2005), entendemos ser necessário questionar o alcance das políticas universalistas na superação das desigualdades. Neste sentido, após um estudo  inicial  acerca do estado da arte em torno dessa modalidade de ensino, constatamos a exiguidade de pesquisas que se debruçam ao estudo – e apresentação de resultados – desse segmento social que precisa superar uma dívida histórica, possível de ser minimizada por meio da educação. Assim sendo, delimitamos o nosso problema de pesquisa ao contexto de um programa de pós-graduação com foco na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da seguinte indagação: Qual é o lugar do PROEJA nas pesquisas acadêmicas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)?

Com base nessa problemática, o presente artigo tem como objetivo geral traçar um panorama dos trabalhos de conclusão de curso do Mestrado ProfEPT, referentes ao Proeja. Como objetivos específicos, definimos: averiguar pesquisas realizadas no âmbito do ProfEPT sobre a modalidade Proeja; classificar as pesquisas e seus respectivos produtos educacionais com foco na área de Línguas do Proeja;  compreender o espaço das pesquisas realizadas sobre a educação de jovens e adultos no universo da Educação Profissional e Tecnológica.

2 Percursos da pesquisa: um processo de iniciação

A escolha do objeto se justifica, principalmente, pelo interesse dos autores deste trabalho na condição de integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que realizam as suas pesquisas tendo como campo de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, especificamente o curso o Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio na modalidade PROEJA, do IFPB, Campus João Pessoa. Os resultados da investigação certamente contribuirão para o atendimento aos fundamentos epistemológicos do referido Programa e  ao desenvolvimento de ações voltadas para a produção do conhecimento bem como para os processos educativos em espaços formais vinculados ao mundo do trabalho e à autonomia dos sujeitos. A educação, dentro do espaço escolar, tanto para o estudante PROEJA como para os demais, não deve restringir-se à transmissão de conteúdos programáticos, mas proporcionar condições de aprendizagem desses conteúdos, indo, inclusive, além desses limites, de modo que haja “[...] a compreensão do homem e da mulher enquanto seres fazedores da história e por ela feitos, seres da decisão, da ruptura, da opção.” (FREIRE, 2018, p. 126). Se o PROEJA assume essa perspectiva, poderá vir a comprometer-se efetivamente com uma ação de transformação social, de emancipação, participantes de um processo que compreenda o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como categorias intrínsecas e indissociáveis da formação humana.

A investigação partirá de uma abordagem qualitativa com a adoção da tipologia descritivo-exploratória. A partir de um estudo bibliográfico com foco na seleção de estudos sobre o universo do Profept, empreendemos reflexões sobre a importância que é dada às pesquisas realizadas com esse tema e, consequentemente, a relevância concedida a esse segmento de ensino para as políticas públicas nas Instituições Associadas ao ProfEpt: Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e Colégio Pedro II.

Em seguida, será feito um levantamento dos produtos educacionais que tratam sobre o PROEJA disponíveis no Observatório ProfEpt – repositório das produções acadêmicas de conclusão de curso do mestrado ProfEpt –,  entre 2019, ano de conclusão das primeiras turmas do mestrado profissional, até 2020, período em que as produções já foram incluídas no repositório. Finalizada essa etapa, descreveremos as pesquisas e seus respectivos produtos educacionais, com foco na área de Línguas, do Proeja.

3 Pesquisas do PROFEPT: resultados da (para) Educação Profissional e Tecnológica

Em consulta realizada no mês de agosto de 2021 ao Observatório do ProfEpt, verificamos que, entre os anos de 2019 e 2020, vinte dissertações/produtos educacionais tinham como público alvo da pesquisa o PROEJA. Algumas produções apresentam propostas para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em disciplinas como:  Matemática (contextualizando o ensino da Matemática no curso Técnico em Cozinha e refletindo sobre a cultura do consumismo), Sociologia  (usando a música como recurso metodológico nas aulas de Sociologia) e Língua Portuguesa (trabalhando com narrativas pessoais e o desenvolvimento das competências escrita e leitora). Nesses casos, são propostas sequências didáticas como produto educacional.

Em outras dissertações, os pesquisadores usaram como instrumento as artes – como cinema e teatro. No caso do cinema, os alunos tiveram oportunidade de assistir aos filmes e, em seguida, debater com professores de diversas áreas sobre os temas abordados no filme, em um projeto de extensão denominado Cine-debate. O objetivo do projeto é promover o acesso dos alunos à sétima arte, além de fomentar o prazer na leitura de imagens. Em relação ao teatro, os alunos puderam externar o seu lado artístico, com o propósito de melhorar sua aprendizagem e, sobretudo, ter consciência do que é ter uma formação omnilateral. Também foi realizado um curso de extensão para que os alunos dessem vazão à criatividade e colocassem em prática o que foi estudado em sala de aula. Algumas produções abordam justamente a importância dos Cursos de Extensão no processo de aprendizagem dos alunos do PROEJA. Também são contemplados temas como: permanência na sala de aula e êxito na formação – assuntos muito relevantes para  sabermos o que leva os alunos a não concluírem o curso e o que poderá ser feito para evitar a evasão, também foi possível ouvir dos alunos o que os fez permanecerem no curso, apesar de todas as dificuldades. A questão de gênero também foi levantada, a fim de dar voz às alunas e escutar suas histórias.

Tabela com as produções de conclusão de curso abordam o ensino de línguas voltados para o PROEJA

Instituição Associada

Dissertação

Produto

Educacional

IFES

ENSINO HÍBRIDO: ESTAÇÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

ENSINO HÍBRIDO: ESTAÇÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O PROEJA

(Manual / Guia / Texto de Apoio)

IFRN

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

(Proposta de Intervenção)

 

IFRN

ESCRITA DE RESENHAS NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ARTICULANDO PORTUGUÊS E BIOLOGIA

ESCRITA DE RESENHAS NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ARTICULANDO PORTUGUÊS E BIOLOGIA

(Proposta de Intervenção)

 

IFSP

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA PARA AGREGAR O ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS A UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO NA MODALIDADE PROEJA

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E MEMÓRIAS LITERÁRIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA

(Sequência Didática)

 

 

Entre as produções encontradas, poucas têm alguma relação com o  nosso objeto de estudo, qual seja: o ensino de Língua Portuguesa e Espanhola. As produções cujo foco é leitura e escrita são as que mais se aproximam no nosso estudo e, consequentemente, contribuirão para seguirmos na busca de resultados. Percebemos que temas como leitura em histórias em quadrinhos em língua espanhola – utilizadas para desenvolver a competência leitora e a criticidade dos alunos – e o letramento literário – que tem por objetivo a aproximação dos alunos à literatura – são temas com potencial de serem explorados com o público do PROEJA. Dois aspectos nos fizeram pensar nos temas escolhidos. Um deles foi a importância de aprender uma língua estrangeira em um contexto cada vez maior de globalização, para que, além do mundo do trabalho, o aluno possa ter contato com outras culturas a partir de textos originais. A princípio, sugerimos as histórias em quadrinhos e depois o gênero que ele escolher ou com o qual vier a ter acesso aleatoriamente. O outro aspecto tem a ver com o fato de acreditarmos que ter um letramento literário poderá oportunizar aos alunos uma nova visão de mundo e uma valorização da sua cultura local, visto que estudaremos autores paraibanos ou radicados no estado da Paraíba.

 

  1. 4. Considerações Finais

Os mestrados profissionais surgem com a proposta de democratizar o acesso ao mundo acadêmico da pós-graduação. O perfil do público alvo é peculiar, pois se trata de um aluno/trabalhador que já está inserido no mundo do trabalho e tem o objetivo de otimizar a sua performance no campo de atuação desse mundo laboral. Sendo assim, o aluno entra em um mestrado profissional com o objetivo de buscar soluções para problemas práticos, os quais possivelmente ele já identificou no seu dia a dia. Essa descrição reflete o nosso papel no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que, por meio do embasamento teórico que sustenta as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, possibilita ao pesquisador subsídios para encontrar caminhos para os problemas de pesquisa.

O trabalho nos permitiu perceber a disparidade entre os produtos educacionais cujo foco é a educação de jovens e adultos em relação a outros níveis de ensino. Os resultados iniciais apontam que, além de historicamente negligenciados pelas políticas públicas governamentais, o Proeja também carece de interesse acadêmico. Faz-se necessário, portanto, um maior engajamento por parte dos pesquisadores nas investigações com esse público, a fim de fomentar a discussão no seio da academia. Uma possibilidade de sanar essa lacuna seria a criação de um grupo de pesquisa no âmbito do ProfEpt, que tenha como foco pesquisas voltadas ao segmento educacional do Proeja e aos processos formativos que medeiam a educação profissional de jovens e adultos em nosso país.

 

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Documento Orientador de APCN, Área 46: Ensino. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso: 30 jul 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa, vol. 35, nº 124, São Paulo, jan/abr 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 57. ed. Rio de Janeiro  São Paulo: Paz e Terra, 2018.

REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL, 13 de julho de 2018. PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Vitória, ES. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16413-regulamento13julho. Acesso em: 30 jul. 2021.

 


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