Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO IFPB: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Dhieggo Glaucio Evaristo Nascimento, Maria Graças Guerra Vieira Gonçalves

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se caracteriza como uma IES por ofertar educação em nível superior nas modalidades presencial e a distância. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de um diagnóstico do IFPB, a partir de uma análise SWOT dos relatórios de avaliação institucional externa, presencial e EAD. Dessa forma, elaborar uma análise do cenário atual do IFPB e propor sugestões e procedimentos em favor da instituição, ações que devem ser de responsabilidade da CPA. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho qualitativo, além do uso de pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa Exploratória, Bibliográfica e Documental. Procedemos uma análise minuciosa dos relatórios de avaliação institucional externa, presencial (2018) e EaD (2019), publicados no site do IFPB pela CPA, através da ferramenta da administração SWOT, apontando forças, fraquezas no ambiente interno além de oportunidades e ameaças no ambiente externo, produzindo um diagnóstico institucional, elencando a definição de prioridades para melhoria da qualidade da IES. A escolha desta metodologia se deu por compreender que ela nos permite observar o desempenho da IES nas Avaliações Institucionais – AI, assim como identificar como está trabalhando com relação aos instrumentos, a melhoria da qualidade institucional, com relação ao que preconiza a legislação vigente. Nos resultados podemos observar na matriz SWOT os indicadores que foram considerados forças institucionais, fraquezas presentes em algum indicador que pode ser desenvolvido, assim como elencamos nesta matriz indicadores que categorizamos como ameaças e oportunidades no ambiente externo. Em relação as ameaças detectadas, podemos destacar a redução orçamentária da IES devido instabilidade orçamentária da União, além do fato de que os programas de pós-graduação do IFPB possuem conceito 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a mesma nota atribuída ao indicador 3.3 do eixo 3 (EaD). Apesar desses fatos mencionados, temos uma instituição avaliada como uma IES muito boa, obtendo um conceito 4 na avaliação institucional presencial e conceito final 5 na avaliação EaD.

 

Palavras-Chave: Avaliação Institucional; Recredenciamento Institucional; IFPB.


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