Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO MAKER NO IFPB: UMA DESCRIÇÃO DA GESTÃO COMPARTILHADA DO LAMPIÃO MAKER
Thyago Almeida Silveira, Nadja Nóbrega Rodrigues, Marcéu Oliveira Adissi

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


O LAMPIÃO Maker foi criado com o objetivo de auxiliar os professores e os técnicos administrativos  em  educação,  e  ainda  toda  a  comunidade  interna  e  externa,  no desenvolvimento  da  cultura  maker  ou  cultura  do  “aprender  fazendo”  e  do  “faça  você mesmo”. É um laboratório que preconiza uma gestão compartilhada entre sete Unidades do IFPB presentes na região do litoral da paraibano, sendo estes encabeçados pelo Campus João Pessoa, seguidos por Cabedelo, Cabedelo Centro, Mangabeira, Santa Rita, Pedras de Fogo e pelo Polo de Inovação. Fazem parte dos objetivos do LAMPIÃO Maker incentivar  a  comunidade  acadêmica  a  “utilizar,  propor  e/ou  implementar  soluções (processos  e  produtos)  envolvendo  diferentes  tecnologias,  para  identificar,  analisar, modelar  e  solucionar  problemas  complexos  em  diversas  áreas  da  vida  cotidiana, explorando de forma efetiva o raciocínio lógico, o pensamento computacional, o espírito de investigação e a criatividade”, seguindo a indicação da Base  Nacional  Comum  Curricular (BNCC) para o Ensino Básico (BRASIL, 2019, p. 463). Para o atingir esses objetivos, será importante ter em mente que a expressão “faça você mesmo”, será se concebida, conforme Barellini (2017), cujo princípio ou ética que questiona o monopólio das técnicas por especialistas e estimula a capacidade de pessoas não-especializadas de criar, fazer e compartilhar bens de consumo. Isso quer dizer que para aqueles que farão o LAMPIÃO Maker, a construção de um mundo melhor e o estabelecimento de novas sociabilidades não será possível se os indivíduos, além de saber  fazer coisas/instrumentos/objetos, também não souberem compartilhar, doar e/ou presentear as pessoas comas as suas artes, os seus artefatos, os seus saberes e fazeres (HATCH, 2014). Por se tratar de um espaço de interação novo, que propõe uma atuação conjunta de diversas unidades do IFPB, e, portanto, uma gestão que também abrange servidores de diversos Campi e Pólo de Inovação, foi desenvolvida uma proposta organizacional colaborativa para estruturar o LAMPIÃO Maker durante o seu processo de implantação e ainda promover o sentimento de pertencimento entre servidores e discentes em diversos espaços institucionais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar como essa organização foi estruturada, e como ela está articulada para proporcionar o funcionamento do LAMPIÃO Maker nos primeiros anos do seu funcionamento.


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