Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA: NOTAS SOBRE A DITADURA
João Antonio Pinto, Fabrício de Sousa Morais

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


A História como ciência humana está atrelada às ideias elaboradas pelos historiadores de maneira que se constituam interpretações diversas e conflitos de interesses, como afirmou Keith Jenkins (2001, p. 43.): "A história é basicamente um discurso em litígio, um campo de batalha onde pessoas, classes e grupos elaboram autobiograficamente suas interpretações do passado para agradarem a si mesmos". Desta forma, durante a educação básica é construída uma visão de consenso sobre certo período. Isso é feito a partir de uma narrativa difundida por um grupo específico  e seus respectivos interesses.

A partir dessa ideia, o projeto de PIBIC-EM busca articular a História do Brasil, história em quadrinhos (HQ) e o ensino de História na sala de aula. De modo que se estimule além do desenvolvimento do senso crítico, a percepção de que a História possui diferentes recortes para além daquele que é difundido oficialmente por meio do currículo no Ensino Médio. Para tanto, foi realizada a leitura de HQs que tematizam conteúdos históricos e de textos acadêmicos auxiliares, tendo em vista a produção de uma análise crítica a respeito da utilização destas em sala de aula e posteriormente a elaboração de um catálogo de obras com potencial de agregação à educação.


Texto completo: PDF