Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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A NARRATIVA DA MEMÓRIA EM DOIS IRMÃOS: DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E OS QUADRINHOS.
Julia Dayane Rodrigues de Sousa, Zuila Kelly da Costa Couto Fernandes de Araújo

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Devido à adição de histórias em quadrinhos ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), a indústria quadrinhesca brasileira experienciou uma alta demanda em suas produções. Focadas em agregar diversidade textual ao processo de formação de leitores no ensino básico das instituições, os quadrinhos perdem seu posto de distração e ganham destaque nas salas de aula. Esse efeito levanta questionamentos a respeito de como Ampliar as estratégias de leitura e construção de sentidos, tendo em vista que o conhecimento da linguagem dos quadrinhos não está restrito à perspectiva tradicional do ensino de língua.. Partindo desta premissa, o projeto “Contribuições da leitura de quadrinhos para os múltiplos letramentos”, selecionado pelo edital nº 18/2020 – PIBIC-EM/CNPq, se dedica ao estudo e análise de algumas adaptações quadrinizadas feitas a partir de obras da literatura brasileira, e seus possíveis usos em sala de aula. O presente trabalho é um recorte feito a partir do material já desenvolvido durante a execução do projeto, tendo como objetivo geral auxiliar docentes que desejem aprimorar o uso das HQ’s em aula. Será apresentada uma leitura comparativa entre a obra Dois Irmãos, com autoria de Milton Hatoum, e sua respectiva tradução para os quadrinhos, de título homônimo, produzida pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. A partir da análise empreendida foi possível sugerir uma alternativa metodológica para a aplicação da obra em sala de aula. Devido à sua narrativa mnêmica, o texto literário conta com o auxílio de metáforas e figuras de linguagem, causando efeitos de interação entre o passado, presente e futuro. Com a análise comparativa entre as duas obras pode-se destacar o importante papel de entender os dois tipos de linguagens, garantindo que suas particularidades sejam exploradas e reinventadas.


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