Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
HOLANDESES - A HISTÓRIA DE IRMÃOS SEFADIRTAS NO BRASIL HOLANDÊS
Mariana Cristina Maximino, Fabrício de Sousa Morais

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Holandeses, do quadrinista André Toral, é uma graphic novel que narra a história de dois irmãos sefarditas[1], Castor e Esaú, e os rumos traçados pelos seus destinos pessoais, não obstante coexistentes, em busca de identidades e desejos próprios. Contudo, ao desenvolver da narrativa, a HQ configura-se como um material com conteúdos que vão além das impressões preliminares e superficiais. É por tal razão que esse trabalho torna-se relevante: ele possui uma abordagem analítica das temáticas que cercam a HQ.

Em essência, podem-se apontar três tópicos contextuais que servem de base para os usos históricos da obra, os quais são: a invasão holandesa do ponto de vista político e econômico; o messianismo judeu no século XVII e os seus desdobramentos na comunidade judaica em Recife; e a ocupação e a organização dos holandeses no que hoje é o nordeste brasileiro.

Nesse sentido, o principal objetivo do presente trabalho é discutir os tópicos supracitados, enfatizando como foram abordados na graphic novel Holandeses e, consequentemente, como podem ser utilizados para o estudo da História. Tal análise é fruto da pesquisa Catálogo dos quadrinhos: Levantamento de HQ’s para uso didático nas aulas de História do Brasil, desenvolvida pelo grupo de pesquisa A História nos quadrinhos: uma análise da apropriação de temas históricos nas HQ’s.


[1] Termo de origem hebraica utilizado para fazer referência aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha.


Texto completo: PDF