Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA
Christianne Torres Lira Farias, Daiana Estrela Ferreira Barbosa, Valdson Davi Moura Silva

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Diante da atual situação da Educação no Brasil e no mundo, em consequência da Pandemia da COVID-19, o cenário de ensino por meio de aulas remotas de caráter emergencial, têm se sustentado nos suportes tecnológicos, seja de conhecimento do professor ou não. Têm sido um grande desafio, para nós professores, ensinar nesta nova modalidade de ensino, perdidos em meio a tantos recursos tecnológicos disponíveis e ainda sobrecarregados por estar desenvolvendo atividades diferentes de toda a carreira profissional e acadêmica. A formação continuada nunca foi tão necessária como está sendo nesse momento de busca por novas alternativas de ensino. Sendo entendida como um processo permanente, a constância da formação aperfeiçoa as práticas docentes e agregam conhecimento no desenvolvimento das atividades promovendo um maior engajamento dos alunos com a aprendizagem. Não é só uma questão de saber ou não usar a tecnologia ou de os alunos terem ou não computador em casa. Precisamos pensar nas metodologias e métodos utilizados em nossas aulas para garantir uma aprendizagem efetiva e não apenas o cumprimento da carga horária proposta nos currículos educacionais. Para isso, escolhemos o Google Forms como ferramenta de ensino e vamos observar a utilização desse recurso por professores da educação básica em suas aulas remotas. Nosso objetivo consiste em verificar se os professores utilizam, têm domínio e como fazem para utilizar essa ferramenta como recurso didático nas suas aulas.  Vamos analisar um questionário elaborado no Google Forms e respondido por vinte e sete professores da educação básica das redes privadas e públicas nas esferas estaduais e municipais de ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba, para saber se utilizam e como utilizam o Google Forms em suas aulas. Elaboramos cinco perguntas as quais iremos analisar de forma quanti-qualitativa como se dá a utilização desse recurso. Observamos um grande nível de aceitação e utilização do Google Forms pelos professores pesquisados. Verificamos que a maior parte dos professores que fizeram parte da pesquisa utilizam e tem domínio das ferramentas oferecidas por esse recurso, compreendemos ainda para quais atividades eles mais utilizam essa ferramenta como recurso didático em suas aulas. Com a utilização das tecnologias o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e colaborativo. Fica evidente que as formações são necessárias para que os professores se apropriem cada vez mais desses recursos nos projetos educacionais.


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