Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
SOROPREVALENCIA DE ANTICORPOS ANTI-TOXOPLASMA GONDII EM CAPRINOS ABATIDOS NO SEMIARIDO DA PARAIBA
Wlysse Sarmento, Samira Batista, Samara Silva, Rômulo Silva, Roberto Bezerra, Vinícius Vilela

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro definitivo os felídeos, que possui múltiplas formas de transmissão e ampla diversidade de hospedeiro intermediárido. 

Em caprinos, a infecção por T. Gondii está frequentemente relacionada a perda econômica relacionadas a problemas reprodutivos e produtivos tais como diarreia, perda de peso, ereção de pelos, atraso de cio, aborto, nasciemnto de animais apresentado enfermidade congênitas, mumificação fetal, natimortos e outros.

Apesar de haver alguns relatos acerca da soroprevalência e fatores associados no estado da Paraíba, tais estudos ainda são escassos, e não existe nenhuma pesquisa relacionada ao isolamento e avaliação do grau virulência das de T. gondii que circulam ness estado. O isolamento e avaliação do grau de virulência das cepas é de grande importância para compreensão da patogenia da toxoplasmose neste estado, uma vez que existem cepas de alta, moderada ou baixa virulência, o que pode determidar o estabelecimento de sintomatologia brande ou severa.

Contribuindo para a elucidação epidemiológica da toxoplasmose neste estado e contribuindo para a elaboração da estratégia de controle e prevenção eficazes, otimizando a produção de caprinos abatidos para o consumo humano, diminuindo as percas economicas, assegurando a qualidade do produto e auxiliando no estabelicimento de uma saúde única de qualidade.


Texto completo: DOCX