Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA PROFISSIONAL E A INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO NÃO PRESENCIAIS - AENPs NA PRÁTICA EDUCACIONAL DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB
Anna Patrício Beuttenmüller, Sidny Janaina Pedrosa

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Ao longo desses um ano e cinco meses, o Brasil, em particular o Estado da Paraíba, vivenciam a situação de calamidade pública com o advento da pandemia do novo coronavírus, que tomou de surpresa a todo nosso planeta. Trata-se de uma situação que afeta a todas as pessoas, sem que haja relação com uma etnia ou nacionalidade, merecendo, portanto, cuidados e atenção, com a saúde física e mental, constituindo-se assim em objeto de nosso interesse de pesquisa. Os impactos trazidos pelas modificações na rotina acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em consequência do isolamento social, trouxe alterações em seu ambiente de trabalho, conforme a Resolução 09/2020 – CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB que “Dispõe sobre as ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação do Coronavírus (COVID-19)” e a Portaria Nº 544/2020 – MEC, de 16 de junho de 2020, que “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19”. Nosso interesse em realizar a pesquisa foi sendo construído ao longo da quarentena, tanto pelas observações: das lives realizadas pela Direção Geral do campus João Pessoa, via youtube; reuniões com a equipe de trabalho do Departamento de Articulação Pedagógica – DEPAP, campus João Pessoa e da Diretoria de Articulação Pedagógica – DAPE, da Pró-Reitoria de Ensino - PRE com o grupo de Técnicos em Assuntos Educacionais -TAEs e Pedagogos dos demais campi do IFPB, via Google Meet; reuniões com os cursos/áreas/unidades acadêmicas; reuniões das subcomissões das Atividades de Ensino Não Presenciais – AENPs do campus João Pessoa, bem como em conversas por WhatsApp com aqueles docentes com os quais mantemos uma maior aproximação de vínculos de amizade. Nesse sentido, a pesquisa analisou como a pandemia impactou a vida profissional docente, modificada pela inserção das AENPs, implicando na sua rotina e prática educacional.



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