Eventos Acadêmicos do IFPB, 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A REDESCOBERTA CIENTIFICA NO (PIBIC-EM), ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE PÚBLICA NO SERTÃO DA PARAÍBA, UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA.
Sherezaid Jeruza Fernandes Dantas Rocha, Antonielson dos Santos, Vivianne Cambuí Figueiredo Rocha, Patricia Vieira Ferreira, Clara Andrielem Baia Batista, Katarine de Souza Rocha

Última alteração: 2023-10-20

Resumo


Nos últimos anos, o modelo educacional brasileiro tem enfrentado desafios na busca de novas metodologias que possam aprimorar o processo de aprendizagem adquirida, proporcionando melhores condições aos alunos da rede pública de ensino , onde o ensino e a pesquisa devem ser efetivamente integrados e formulado em novas perspectivas teóricas e metodológicas. Os novos panoramas educacionais relacionadas ao paradigma da educação básica em ciências para o ensino médio emergem do método da pesquisa científica “redescoberta cientifica” como criação pedagógica, bem como da construção do conhecimento prático e científico, e se aproximam da busca por novas pesquisas e estratégias em um processo contínuo de atenuação, integração e valorização de novos conhecimentos. A execução de novos métodos de iniciação científica, através do PIBIC-EM no ensino médio da rede pública de ensino, deve ser considerada ferramentas importantes aplicadas ao cenário educativo. Inspirar a criação de um ambiente inicial de aprendizagem para os alunos como uma prática que expande o conhecimento científico por meio de investigação, crítica e reflexão, enquanto conecta ciência e tecnologia. Oferecer oportunidades para o desenvolvimento e criação de metodologias que busquem soluções para testar teorias utilizando práticas laboratoriais desenvolvidas em laboratórios. As atividades destacadas neste trabalho foram desenvolvidas em uma universidade pública federal no sertão da Paraíba, e incluíram um método de ensino de ciências introduzido no Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), partem sobre o desenvolvimento de metodologias utilizadas na Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência,  que é considerado um método ativo e inovador por motivar alunos de escolas públicas a participar do processo no tocante ao  ensino-aprendizagem em ciências as quais possibilitam a criação de metodologias investigativas e ilimitadas que procurem soluções para comprovar teorias a partir de práticas laboratoriais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise retrospectiva do PIBIC -EM desenvolvido em uma universidade federal no sertão da paraíba, voltado para alunos da rede pública básica de ensino, revelando as relações entre as experiências de pesquisa de Iniciação Científica no Ensino Médio. Integralizando um Modelo de colaboração Escola-Universidade. Utilizando o método científico como uma formação crítica, reflexiva e investigativa, bem como uma compreensão das implicações da ciência e da tecnologia na sociedade.


Texto completo: PDF