Eventos Acadêmicos do IFPB, 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO AO CONCEITO FUNCIONAL EM TURMAS DO 7º ANO: UMA ABORDAGEM NUMÉRICA E GRÁFICA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA.
NILTON CESAR BATISTA DA SILVA

Última alteração: 2023-11-26

Resumo


O estudo de funções no ensino Fundamental inicia-se nas séries finais, 8º e 9º ano, sendo que geralmente os livros didáticos trazem uma relações de elementos de dois conjuntos, por exemplo, dado um conjunto A (conjunto de partida) e um Conjunto B (conjunto de chegada), todo elemento de A está relacionado a um elemento de B, de forma que esta relação é única, contextualizando numa situação real, imagine que você vai ao supermercado, e ao ver o produto na prateleira, e este tivesse duas etiquetas com preços x e y (preços diferentes), com certeza, você chamaria alguém para perguntar qual seria o valor certo ou insistiria para levar o produto pelo valor menor? Pois não seria possível comprar com os dois valores. De outro modo pode acontecer que uma loja A por exemplo, pretenda fazer uma promoção e resolve anunciar que todos os produtos estão em oferta com todos os produtos com o mesmo preço (já vir em lojas de roupas, qualquer peça por R$ 9,99, por exemplo). Partindo da premissa de que em vários momentos da vida escolar, o aluno tem contato, intuitivamente ou formalmente com estudos que envolvam à aplicação da relação entre grandezas com qualidades de funções, sejam em outros conteúdos da própria matemática ou por exemplo, em Geografia, Física, Química e outras disciplinas.  Esta atividade apresenta uma aplicação numérica e gráfica da relação entre grandezas com propriedades da função afim através da modelagem matemática para o 7º ano do ensino fundamental, retirada do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Ensino de Matemática do IFPB (Campus – Campina Grande) no ano de 2021. O curso transcorreu em plena pandemia, com isso, tivemos vários obstáculos durante a pesquisa, pois não sendo possível realizar a pesquisa num ambiente em sala de aula.


Texto completo: PDF