Eventos Acadêmicos do IFPB, 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA TENACIDADE AO IMPACTO DE JUNTAS SOLDADAS PELOS PROCESSOS SMAW E GTAW DO AÇO ASTM A335 P22 EMPREGADO EM CALDEIRAS AQUATUBULARES DO SETOR SUCROALCOOLEIRO
Francisco Mendes de Abreu, Marco Antônio dos Santos, Theophilo Moura Maciel, José Wallisson de Abreu Sousa

Última alteração: 2023-11-26

Resumo


O desenvolvimento sustentável é um tema crítico para o sucesso da indústria nacional, em especial nos setores industriais estratégicos, como o de geração de energia. O Brasil é destaque internacional na produção de combustíveis e geração de energia, tendo como diferencial competitivo a indústria sucroalcooleira que obtém etanol a partir da cana-de-açúcar. Estas indústrias consomem grandes quantidades de energia elétrica para manter a irrigação dos campos de cana-de-açúcar e demanda grande quantidade de vapor para executar o processo de destilação em colunas e purificação do álcool com peneiras moleculares. A geração de vapor então é um ponto nevrálgico das destilarias de etanol e apresentam grande potencial de geração de energia pela queima da biomassa (bagaço da cana-de-açúcar). As caldeiras aquatubulares e as tubulações de distribuição de vapor direto e vapor servido empregam tubos do aço ASTM A335 P22, demandando o desenvolvimento de especificações de procedimentos de soldagem que garantam resistência mecânica adequada das juntas soldadas de maneira a garantir a segurança dos trabalhadores na destilaria, bem como a alta disponibilidade dos equipamentos durante toda a safra, característica comum de indústrias de processo.

Neste sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar a tenacidade ao impacto de duas juntas soldadas fabricadas pelos processos SMAW e GTAW, variando o processo no passe de raiz da solda, por meio da caracterização da microdureza, ensaio de impacto Charpy e avaliação da superfície de fratura.


Texto completo: PDF