Tamanho da fonte:
A ROTINA ACADÊMICA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPB - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA E SUA INFLUÊNCIA NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES
Última alteração: 2023-10-27
Resumo
A adolescência é compreendida como uma fase de instabilidade, marcada pelareorganização emocional, tradicionalmente conhecida pelas suas elevadas taxas de predomínio detranstornos mentais. O surgimento de problemas psicológicos nesta fase é explicado por diversosfatores, dentre as diversas adversidades comuns na adolescência que englobam inúmeros destesfatores, destaca-se a vivência escolar. Tendo em vista isto, o presente estudo objetivou investigar ainfluência da rotina acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFPB (Campus Catolé do Rocha) nasaúde mental dos estudantes. Esta pesquisa classifica-se como um estudo descritivo, com método deabordagem misto (quantitativo e qualitativo). Os dados foram obtidos através de um questionárioadaptado pelos autores da pesquisa na plataforma Google Formulários. A pesquisa foi feita com
adolescentes matriculados no Instituto Federal da Paraíba - Campus Catolé do Rocha, com faixa-etária de entre 14 a 19 anos. Observou-se através dos dados obtidos no questionário que
frequentemente (48,8%) dos participantes estiveram aborrecidos e/ou deprimidos por acontecimentosna sua vivência escolar, que raramente (51,2%) dos mesmos estão com a sua vida acadêmica sobcontrole e que apenas 30,2% acessaram profissionais para tratar de problemas psicológicosdecorrentes da rotina escolar. Por meio de algumas perguntas do questionário foram identificados
alguns dos principais fatores relacionados à rotina acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFPB-CR que influenciam negativamente na saúde mental dos estudantes. Por fim, este estudo concluiu que
a rotina acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFPB-CR pode ser, dependendo do indivíduo,prejudicial à saúde mental e ocasionar a desestabilidade emocional.
adolescentes matriculados no Instituto Federal da Paraíba - Campus Catolé do Rocha, com faixa-etária de entre 14 a 19 anos. Observou-se através dos dados obtidos no questionário que
frequentemente (48,8%) dos participantes estiveram aborrecidos e/ou deprimidos por acontecimentosna sua vivência escolar, que raramente (51,2%) dos mesmos estão com a sua vida acadêmica sobcontrole e que apenas 30,2% acessaram profissionais para tratar de problemas psicológicosdecorrentes da rotina escolar. Por meio de algumas perguntas do questionário foram identificados
alguns dos principais fatores relacionados à rotina acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFPB-CR que influenciam negativamente na saúde mental dos estudantes. Por fim, este estudo concluiu que
a rotina acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFPB-CR pode ser, dependendo do indivíduo,prejudicial à saúde mental e ocasionar a desestabilidade emocional.
Texto completo:
PDF