Mostra de Extensão e Cultura 2017

Imagem da página inicial da Conferência

De 21 de novembro de 2017 a 23 de novembro de 2017.

Local: Centro de Convenções de João Pessoa.

Faça download do seu certificado !

A extensão no âmbito dos Institutos Federais é entendida como prática acadêmica que interliga as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas dos diversos segmentos da sociedade, estabelecendo uma relação dialógica entre os saberes acadêmicos e os saberes populares. Desta forma, a extensão compreende um espaço através do qual os Institutos Federais efetivam o seu compromisso social, produzindo e difundindo conhecimento na busca pela superação das desigualdades sociais.

A Mostra de Extensão e Cultura em 2017, sendo um evento em paralelo à REDITEC,  aproveitou a presença de dirigentes da Rede Federal EPCT e traçou como objetivos: a criação de um espaço para dar visibilidade as ações de extensão que ocorrem no âmbito nacional; e a promoção de encontros para diálogos intra e inter institucionais acerca das Políticas de Extensão e sua vinculação ao processo ensino aprendizagem da referida Rede.

Será composta por cinco categorias de atividades, sendo elas: a Mostra de Programas e Projetos de Referência na Rede Federal EPCT; Exposição Sementes da Esperança - "Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças"; Atividades Culturais de grupos artísticos da Paraíba (internos e externos); Rodas de Conversas entre atores da extensão nacional; Feira Criativa, para a exposição e comercialização de produtos oriundos do movimento da Economia Solidária e outros relacionados a grupos assistidos na Paraíba e Nordeste.

Mostra de Programas e Projetos de Referência na Rede Federal EPCT

A Rede Federal EPCT vem atuando mais intensamente com ações dirigidas a diferentes segmentos sociais, a partir do ano de 2009, com a implantação das Pró-Reitorias de Extensão e órgãos equivalentes. Nesse percurso de consolidação do processo de expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica vem atendendo demandas sociais assistindo a grupos através de programas e projetos de extensão nas oito áreas temáticas definidas na Política Nacional de Extensão: saúde, trabalho, educação, meio ambiente, desenvolvimento de tecnologias e produção, cultura, direitos humanos e justiça, comunicação. Entre suas ações destacam-se aquelas vinculadas a sua identidade de instituição de formação educacional que integra ciência, tecnologia e humanidades.

Neste sentido a Mostra de Programas e Projetos de Referência na Rede Federal EPCT é um espaço para dar visibilidade a essas atividades e criar a oportunidade de reconhecimento das similaridades e diferenças nacionais acerca de demandas sociais de políticas de extensão. Por outro lado há uma expectativa de construção de elementos de referência para as ações de extensão, a partir das realidades vivenciadas em nível local e global pelos Institutos Federais.

Exposição Sementes da Esperança - "Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças"

A principal mensagem da "Sementes da Esperança" é conscientizar e incentivar a divulgação da importância da relação entre os seres humanos e a comunidade global da vida para superar os conflitos entre os seres humanos decorrentes de discriminações e de diferenças inter-raciais, além da harmonia entre o homem e o meio ambiente, visando uma sociedade global de "Desenvolvimento Sustentável".

Atividades Culturais de grupos artísticos da Paraíba (internos e externos)

O IFPB vem fortalecendo as relações com o movimento de cultura popular na Paraíba e desenvolvendo ações de arte educação e de formação profissional na área de música. Esse é um espaço para demonstração de espetáculos que demonstrem a produção artística cultural resultante desse processo.

Neste sentido haverá espetáculos com grupos externos locais e grupos do IFPB fomentados pela interface ensino-extensão.

Rodas de Conversa

Trata-se da criação de espaços de encontros entre extensionistas do IFPB e gestores de outros Institutos para a troca de experiência e facilitação de diálogos que possam inspirar políticas educacionais locais e nacionais com ênfase na extensão e na indissociabilidade com ensino e pesquisa.

O espaço ocorrerá entre os dias 21 e 22 de novembro de 2017,  na modalidade de círculos de cultura Freirianos, com a mediação de convidados que provoquem o diálogo a partir de experiências concretas vivenciadas em seu território.

Os temas foram escolhidos a partir de ações mostradas na atividade de exposição de programas e projetos de referência da Rede Federal EPCT.

Feira Criativa

Será um evento que reunirá parceiros sociais e beneficiários das ações de extensão do IFPB, que se constituem grupos produtivos que se fundamentam nos princípios da economia solidária. Participarão também grupos vinculados ao Fórum estadual de Economia Solidária.

Haverá neste espaço a exposição e comercialização de produtos, além de se constituir em um espaço para articulação de redes sociais e fortalecimento organizacional dos participantes.