Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Local de Realização

1º Semana de Biologia, Sustentabilidade e Educação (SimBioSE)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), por meio da Coordenação de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem a grata satisfação em anunciar a realização do 1º Semana de Biologia, Sustentabilidade e Educação (SimBioSE).

SIMPIF é um evento organizado pela PRPIPG/IFPB a cada dois anos, acontecendo desde 2015, visando a divulgação e a disseminação da pesquisa, da inovação tecnológica e da produção da pós-graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, envolvendo toda a comunidade acadêmica, promovendo a integração entre estudantes e professores pesquisadores do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação, contando, ainda, com participantes de outras instituições.

Neste ano de 2021, será realizada a quarta edição do SIMPIF, em formato virtual, trazendo, pela primeira vez, um tema associado: Educação, Ciência e Tecnologia: salvando vidas, construindo o futuro.

O tema está vinculado à missão do nosso Instituto, que é a de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir com a formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

Entendemos que o IFPB atua no processo de construção do futuro de seus estudantes quando oferta educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e social. A educação, que tem como importante aliado o mundo científico, também precisa defender e promover a qualidade de vida de forma plena. A importância do saber científico não reside apenas na aquisição de habilidades técnicas para o desenvolvimento de pesquisas, mas também no aperfeiçoamento de habilidades humanas, a exemplo de saber refletir e saber dialogar.

Vivenciamos a maior  pandemia enfrentada pela sociedade nos últimos 100 anos, cujas consequências têm sido dramáticas, resultando na perda de mais de 500 mil vidas, somente em nosso País. Vemos, ao longo do tempo, que a ciência tem salvado vidas, seja na construção de novas tecnologias que promovam melhor qualidade de vida; seja na elaboração de novos métodos de prevenção à saúde e cuidados, novas tecnologias e métodos educacionais, técnicas de inteligência artificial, avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e  outras tecnologias e saberes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Negar a ciência é negar-se a evoluir, comprometendo todo o futuro de uma nação e a transformação social advinda do conhecimento científico. Sigamos com a ciência e que ela seja utilizada em prol da vida.

Com a intenção de assegurar um diálogo propício ao desenvolvimento acadêmico, o SIMPIF congrega o VI Seminário de Inovação Tecnológica e o IV Encontro de Educação a Distância (IV EEAD). Serão realizadas apresentações orais dos projetos de pesquisa e de inovação oriundos dos programas desenvolvidos no IFPB, promovidos pela instituição e por órgãos de fomento. Além disso, haverá exposição de resultados de pesquisas decorrentes dos trabalhos de cursos de pós-graduação, entre outras categorias.

A parceria firmada entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação  (PRPIPG) e o Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do campus João Pessoa, realizada em 2019, continua. A XVI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (XVI SECT), do campus João Pessoa, se realizará na mesma semana do SIMPIF, unificando as apresentações dos projetos de pesquisa, com a submissão dos artigos ao 4º SIMPIF.

Assim, em sua quarta edição, a realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021, de forma virtual, o SIMPIF terá a satisfação em receber as comunidades acadêmicas de todos os campi do IFPB, para compartilharem suas experiências nos campos da pesquisa, da inovação e da pós-graduação.