3º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

De 28 de novembro de 2019 a 30 de novembro de 2019.

134 dia(s) para o evento

Local: IFPB - Campus João Pessoa

O Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB — SIMPIF-IFPB — é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação que visa a divulgação e a disseminação da pesquisa, da inovação tecnológica e da pós-graduação no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, envolvendo toda a comunidade acadêmica mediante a integração entre estudantes e professores pesquisadores do ensino médio, graduação e pós-graduação.

O SIMPIF é realizado a cada biênio, no IFPB, e teve sua primeira edição em 2015. Desde então, constitui uma ação institucional de congraçamento de toda a sua comunidade em torno da socialização de experiências e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores (estudantes e servidores) de seus diversos campi.

Devido ao envolvimento excepcional da comunidade do IFPB — assim como dos pesquisadores das mais diversas instituições, convidados para promoverem o debate por meio de conferências e mesas —, o Simpósio obtém êxito, respeitabilidade e receptividade no campo acadêmico, além de servir como referência para outros eventos do próprio instituto.

Neste ano de 2019, o SIMPIF anuncia a sua terceira edição, ressaltando, mais uma vez, as vertentes da Pesquisa, da Inovação e da Pós-Graduação. Serão disponibilizados espaços específicos com o objetivo de proporcionar o debate em cada uma das áreas e, ao mesmo tempo, o diálogo inter e multidisciplinar, de maneira a difundir o conhecimento teórico e prático que permeia a contemporaneidade.

Com a intenção de assegurar um diálogo propício ao desenvolvimento acadêmico, o SIMPIF congrega o V Seminário de Inovação Tecnológica, a III Mostra Tecnológica e o III Encontro de Educação a Distância (III EEAD). Serão realizadas apresentações orais dos projetos de pesquisa e de inovação oriundos dos programas desenvolvidos no IFPB, promovidos pela instituição e por órgãos de fomento. Além disso, haverá exposição de resultados de pesquisas decorrentes dos trabalhos de cursos de pós-graduação, entre outras categorias.

Assim, em sua terceira edição, a realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2019, no IFPB — Campus João Pessoa, o SIMPIF convida as comunidades acadêmicas para participarem do evento que abrirá importante espaço de compartilhamento e de vivências de experiências nos campos da pesquisa, da inovação e da pós-graduação.

 

PARTICIPAÇÃO

A participação no evento pode ser feita a partir de inscrições na condição de Ouvinte e/ou Autor.

1. Ouvinte (sem apresentação de trabalho):

As inscrições como Ouvinte serão feitas por meio do cadastro no sistema de eventos. Uma única inscrição contemplará a participação no 3º SIMPIF.

 

2. Autor (com apresentação de trabalho):

As inscrições como Autor para apresentação de trabalho serão realizadas pelo sistema de eventos, de 06 de junho até 15 de agosto de 2019 15 ­­­­de julho de 2019, com o envio do trabalho acadêmico — conforme modelo disponibilizado (em Submissões) — de acordo com as seguintes modalidades: Iniciação Científica e Tecnológica (resumo expandido), Iniciação Científica e Tecnológica (artigo); Pós-Graduação (resumo expandido); Pós-Graduação (artigo) e Mostra Tecnológica.

 

Modalidades de inscrição:

  • A modalidade Iniciação Científica e Tecnológica reúne os trabalhos que apresentam resultados, finais ou parciais, oriundos dos programas institucionais internos e externos. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Pôster.
  • A modalidade Pós-Graduação reúne os trabalhos que apresentam resultados, finais ou parciais, advindos dos cursos de pós-graduação (de discentes de Especialização e Mestrado do IFPB bem como de servidores deste Instituto que realizam ou concluíram no ano de 2018 curso de pós-graduação com apoio institucional por convênio, Minter/Dinter ou afastamento integral), além de estudos desenvolvidos por pesquisadores do IFPB. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Comunicação Oral.
  • A modalidade Mostra Tecnológica reúne trabalhos de caráter tecnológico (produtos, protótipos, processos ou serviços), já consolidados ou em desenvolvimento, e produtos e processos oriundos de Propriedade Intelectual do IFPB. A apresentação dos trabalhos será feita na forma de Exposição ao Público. Os convites serão enviados aos pesquisadores que desenvolveram projetos nos editais de Inovação números 06/2018 e 28/2018.

 

NOTA:

  • Os autores que optarem pela modalidade de envio do trabalho como artigo, caso aceito no III SIMPIF, poderão ter seu artigo publicado na Edição Especial da Revista Principia.
  • Serão publicados na Edição Especial da Revista Principia os melhores artigos de cada área temática.