Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Criar Direito: Jogo educativo como recurso didático para área jurídica
Bruna Alice Taveira de Lima, Thais Chianca Machado, Katucha Kamilla Marques Pereira

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Diante do cenário de educação que temos no momento, a inserção da tecnologia passou a ser uma realidade e não apenas uma necessidade. Entretanto, como lidar com estes novos instrumentos é um questionamento feitos por docentes e discentes todos os dias.Para docentes, a falta de formação na área é um fator dificultante, visto que, na maioria dos casos, não há formação em tecnologias para a educação nos cursos de formação para professores. No âmbito dos Institutos Federais, como os professores podem ser advindos das licenciaturas ou dos bacharelados, o problema se alarga quando a lacuna em formação para a aprendizagem é maior naqueles que só têm bacharelado.

Já para os alunos, compreender que a mesma internet que é utilizada para filmes, jogos e lazer de forma geral, pode ser utilizada como instrumento de aprendizagem também não é tarefa fácil. Adaptar os instrumentos de aprendizagem e usar a tecnologia é igualmente estranho para os alunos, assim como para os docentes. Na área de estudo dos cursos técnicos em Serviços Jurídicos, alguns estudantes apresentam dificuldade em compreender alguns conceitos ou vinculá-los a situações práticas. Para tanto, a gamificação será utilizada como principal estratégia de ensino-aprendizagem. Através do uso de jogos espera-se aumentar a interação e o interesse dos alunos nas disciplinas da área jurídica, comumente descritas como chatas e enfadonhas por alguns deles.

Neste sentido, o presente projeto de pesquisa intenciona avaliar o uso da tecnologia nas salas de aula dos cursos técnicos em Serviços Jurídicos do Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com um jogo didático. Optou-se por utilizar o Scratch enquanto plataforma para criação do jogo, e o produto final versará sobre temáticas na área jurídica, especificamente o Direito do Idoso e Direito da Criança e do Adolescente. O estudo em tela propõe uma intervenção pedagógica que culmine numa reflexão das práticas pedagógicas por educadores e numa possibilidade viável de estímulo à aprendizagem mais didática e dinâmica, expandindo a perspectiva da sala de aula como espaço de interação, experimentação e possibilidades.


Texto completo: DOCX