Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
C073: Primeiros Passos para Gamificação da Plataforma como Incentivo ao Estudo de Programação
Rafael Cavalcante Chaves, Thiago Gouveia da Silva, Ayrton Porto Gois

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O ensino da programação é fundamental nas mais diversas áreas do conhecimento. Dada esta importância e as dificuldades que muitos dos estudantes têm no seu aprendizado, diversas estrategias tem sido estudadas para melhorar a aprendizagem. Os Juízes Online, grupo em que o C073 se insere, tentam superar essasdificuldades através principalmente da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). Contudo, além desta estratégia, ainda existem outras que podem ter desempenho semelhante ou superior, entre estas estão asestratégias de gamificação. Para verificar o impacto da gamificação na aprendizagem dos alunos de disciplinasrelacionadas à programação, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma versão gamificada do C073 e uma pesquisa com alunos de uma disciplina de Introdução a Programação

Texto completo: PDF