Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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O MÓDULO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA CENTRAL DE CHAMADOS DO SUAP E A OTIMIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DISCENTE NAS AENP'S
Regina Alice Rodrigues Araujo Costa, Douglas da Costa Moreira

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Em virtude do contexto sanitário excepcional, ocasionado pela pandemia da COVID-19, as instituições de ensino do mundo inteiro precisaram adotar uma modalidade de ensino remoto emergencial. Apesar do processo de retomada em alguns países, no Brasil, o cenário ainda é de instabilidade quanto ao retorno totalmente presencial. No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), implementou-se um modelo de Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs), disposto nos seguintes documentos: NOTA TÉCNICA 7/2020 - PRE/REITORIA/IFPB, RESOLUÇÃO 28/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB e RESOLUÇÃO 29/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB. Apesar de tais documentos preverem procedimentos específicos voltados para o suporte do ensino remoto emergencial, é sabido que essas mudanças e readaptações organizacionais tiveram que ser realizadas rapidamente, o que desdobra na necessidade de um processo contínuo de melhorias para otimizar o suporte a todas as pessoas envolvidas nesse processo emergencial. Nesse contexto, a Coordenação de Acolhimento ao Estudante (CAE) do campus João Pessoa, enquanto um setor administrativo ligado ao ensino, que tem disponibilizado ferramentas que permitam o acompanhamento aos discentes no âmbito das AENP’S, principalmente nos casos de ausência nas atividades de ensino, dificuldade com a modalidade remota, além de outras situações de caráter psicossocial. Martins (2020), destaca que o cenário da pandemia trouxe novas e velhas reflexões e preocupações para o campo educacional. Nesse sentido, a problemática do nosso estudo se dá no intuito de integrar o trabalho da CAE ao âmbito das dificuldades experimentadas pelos discentes e docentes no ensino emergencial remoto e aprimorar os mecanismos de contato para os casos que ensejam a atuação da CAE. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é analisar o processo de otimização do acompanhamento de discentes do IFPB – Campus João Pessoa a partir da implementação da nova funcionalidade do módulo de assistência estudantil no SUAP, além de discutir a importância dessa ferramenta para o atual contexto de ensino remoto emergencial.


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