Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
BRICKBLIND: JOGO DE MONTAR COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Luiza Lima, HILLARY D. SALDANHA, LETÍCIA V. GONÇALVES, RADYMILLA C. CAMILO, ALEXSANDRO TRINDADE SALES DA SILVA, ANGELA ARAUJO NUNES

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


Diversos cursos da área tecnológica apresentam disciplinas envolvendo a representação de objetos tridimensionais em planos bidimensionais. Estas visam desenvolver a aptidão espacial, essencial à atuação e à inovação em diferentes ramos da indústria, entre eles, a construção civil. O uso de maquetes ou modelos tridimensionais são importantes aliados para reduzir as dificuldades de aprendizagem nessa área. Além disso, esses recursos, por favorecerem o tato, podem ser concebidos como tecnologias assistivas (TA) para deficientes visuais na educação tecnológica. Considerando a necessidade e a carência de materiais didáticos com esta finalidade, o projeto visa desenvolver um jogo de montar, denominado BrickBlind, acessível para deficientes visuais, capaz de potencializar a aprendizagem de disciplinas como Desenho Básico e Técnico e Desenho Arquitetônico, de maneira lúdica e inclusiva, utilizando tecnologias de fabricação digital e a prototipagem rápida. O projeto se desenvolve nas seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica e de mercado, focada em TA para deficientes visuais e materiais didáticos específicos; 2) capacitação em ferramentas de modelagem e impressão 3D; 3) análise das formas, materiais, cores e encaixes; 4) desenvolvimento dos primeiros protótipos e criação de um catálogo, com versão em Braille, sobre as possibilidades de uso do jogo. Desta forma, espera-se criar um material inclusivo, de baixo custo, que facilite a aprendizagem de disciplinas que envolvem a aptidão espacial, especialmente desenho técnico, visto que os materiais didáticos são elementos importantes para a inclusão social no ambiente escolar e nos campos de atuação profissional.

Texto completo: Sem título