Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
UM EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS
Maria Gabrielly Maciel da Silva, João Pereira de Lacerda Neto, Anderson Savio de Medeiros Simões, Andréa de Lucena Lira

Última alteração: 2021-11-24

Resumo


O ensino de química, quando executado de forma diferenciada, possibilita aos discentes a compreensão de fenômenos naturais, a partir de atividades que motivam e promovem a associação destes fenômenos com o cotidiano. Para despertar no discente o desejo em aprender, as atividades experimentais investigativas têm se apresentado como ferramentas pedagógicas poderosas para consolidação do conhecimento químico. 

Neste contexto, o uso de materiais de baixo custo e de fácil acesso é uma alternativa viável para a realização de aulas experimentais que auxiliem no processo ensino aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de aula experimental investigativa sobre o tema estudo dos gases, para ser aplicada em turmas do 1°ano do ensino médio. A aula experimental e o roteiro de aula desenvolvidos poderão ser utilizados de forma a promover um ensino prático de qualidade e a estimular uma aprendizagem a partir de recursos facilitadores e de fácil acesso.


Texto completo: DOCX