Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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DESENVOLVIMENTO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FASE DA CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA
Daiana Estrela Ferreira Barbosa, Luís Havelange Soares

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma monografia desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia da Paraíba, Campus Campina Grande. O estudo em questão teve como objetivo analisar as concepções que o professor de Matemática tem sobre sua profissionalidade no período compreendido entre quatro e dez anos de carreira. Para alcançar o objetivo, buscamos: Descrever percepções, opiniões e sentimentos adquiridos nesse período da profissão docente; Evidenciar como ocorre a constituição da carreira diante dos desafios e possibilidades impostos ao professor de Matemática; Delinear um modelo de atuação profissional para o período citado com base nas características dos professores participantes. A pesquisa intitulada “CONCEPÇÕES DA PROFISSIONALIDADE NA FASE DE CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE EM MATEMÁTICAestá inserida na área de formação de professores e tem como foco a carreira docente. O interesse pelo estudo deste tema surgiu, a partir do desenvolvimento do trabalho de Autor (ano), que versava sobre o início da carreira (fase que compreende os três primeiros anos de docência) segundo o estudo de  Huberman (2000) sobre o ciclo de vida dos professores. Tomando como referencia este mesmo autor, procuramos aprofundar o tema buscando investigar o período posterior (quatro a dez anos de docência). Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada a partir da obtenção de dados descritivos, coletados através de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Matemática que lecionam na Educação Básica. Evidenciamos que estudar a profissão docente nos parece ser um caminho promissor para refletir sobre as concepções do professor de Matemática e sobre sua trajetória docente. As concepções dos professores participantes na fase de consolidação da carreira indicam uma estabilidade na profissão. Eles se encontram mais confiantes e seguros de suas ações pedagógicas procurando realizar uma aula interessante, atrativa e motivadora pensando nos alunos, mesmo com a consciência de que existem dificuldades, seja no processo ensino aprendizagem, seja na representação e valorização docente, citando principalmente, o baixo salário como fator preponderante. Diante de tantos desafios no cenário educacional contemporâneo, ressaltamos que compreender as reais necessidades de formação nos diversos espaços sociais valorizando tanto os professores como os alunos, torna-se imprescindível. Investigar a carreira olhando sobre um viés sociológico nos permite identificar a posição ocupada pela figura do professor e as relações existentes entre os sujeitos envolvidos no processo.