Eventos Acadêmicos do IFPB, 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Análise de Competidores sobre Plataformas para Construção de Chatbots no Contexto da Educação a Distância
Victon Malcolm Rodrigues dos Santos, Francisco Petrônio Alencar Medeiros, Heremita Brasileiro Lira, Nadja da Nóbrega Rodrigues

Última alteração: 2021-11-17

Resumo


Existem diversas plataformas e engines para a construção de chatbots de propósito geral. O contexto da aplicação deve ser levado em consideração para a tomada de decisão de quais tecnologias utilizar. Este trabalho conduziu uma análise de cenários candidatos para o desenvolvimento de chatbots educacionais por meio de uma análise comparativa utilizando a metodologia científica Benchmark. Foram analisadas 43 plataformas baseando-se no detalhamento da classe problema que apontou o framework Rasa NLU como o mais adequado. Conclui-se, portanto, que este trabalho oferece a possibilidade de uma tomada de decisão mais assertiva, expondo as características almejadas para um chatbot no contexto da aprendizagem online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.


Texto completo: PDF