VIII SEMATEC / IV SECITEC / IV SEMANA DE INCLUSÃO - IFPB Campus Patos

Imagem da página inicial da Conferência

 

De 11 de novembro a 14 de novembro de 2019

Local: IFPB – Campus Patos

A Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB Campus Patos - SECITEC é um evento de divulgação científica composto por palestras, mostras tecnológicas e oficinas. O objetivo consiste em aproximar a Ciência e a Tecnologia da população. Para tanto, serão promovidos eventos que congregam instituições de divulgação científica no cenário nacional e que estimulem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Nesta edição, como parte da comemoração do decênio do Campus Patos, o evento tratará do seguinte tema: "Interfaces entre Educação, Ciência e Tecnologia: Cenários de Inovação no Contexto da Última Década".

Assim, convidamos a comunidade acadêmica e o público externo a participar dessa importante vivência e partilha de experiências.

***************************************************************************************************

CERTIFICADOS


> CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

> CERTIFICADOS DE MINICURSOS/OFICINAS

> CERTIFICADOS DE PREMIAÇÃO

> CERTIFICADOS DE MONITORIA

 

***************************************************************************************************

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11/11/2019.

•           Como contribuição, a organização pede aos participantes que, se possível, tragam um quilo de alimento não perecível;

•           Todos os participantes deverão escolher o ingresso chamado "Credenciamento", que será o responsável pela inscrição no evento e emissão dos certificados. No dia do evento, o participante deverá realizar o credenciamento;

•           Os demais ingressos correspondem aos minicursos/oficinas disponíveis, que devem ser escolhidos a critério do participante (ver seção MINICURSOS E OFICINAS);

•           Atenção para não escolher minicursos/oficinas no mesmo horário. Observar, no campo de "compra" do ingresso, o sinal de interrogação (?) com o dia, hora e local da atividade a ser escolhida.

Faça sua inscrição em:

>>> INSCRIÇÃO SEMATEC-SECITEC (PATOS) - SYMPLA <<<

***************************************************************************************************

CRONOGRAMA

O evento ocorrerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2019, incluindo mostra científica e tecnológica dos estudantes do IFPB – Campus Patos, apresentação dos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus, planetário móvel, palestras, minicursos e oficinas.

>>> PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI <<<

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Segunda-feira (11/11/2019)

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

14:00 – 17:00

Curso de Produção Audiovisual – com Sr. Adilson Silva (IFPB) e Sr. Marcos Paiva (IFPB).

18:30 – 20:30

Abertura Oficial da IV Secitec

Apresentação Cultural.

Palestra 1: Indústria Automobilística e Mobilidade Urbana - O impacto das fontes renováveis e inteligência artificial - com MSc. Marcus Marinho Bezerra (Engenheiro Eletricista)

Coffee break.

Terça-feira (12/11/2019)

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 17:00

VIII Sematec - Mostra científica e tecnológica dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos integrados.

08:00 – 20:00

Planetário móvel – com o Grupo Zênite da UECE-FECLI.

14:00 – 17:00

Curso de Produção Audiovisual -  com Sr. Adilson Silva (IFPB) e Sr. Marcos Paiva (IFPB).

18:30 – 21:30

Minicursos e oficinas (acesse Programação dos Minicursos e Oficinas)

Quarta-feira (13/11/2019)

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 17:00

IV Secitec – Apresentações e Exposições de Trabalhos de Extensão, Pesquisa e TCC

08:00 – 12:00

Planetário móvel – com o Grupo Zênite da UECE-FECLI.

08:00 – 16:00

Oficina de lançamento de foguetes e competição – com o Grupo Zênite da UECE-FECLI.

10:00 – 12:00

Mesa-redonda 1 - Superação através do esporte com participação de jogadores da Seleção Brasileira de Futebol de 5.

14:00 – 17:00

Curso de Produção Audiovisual -  com Sr. Adilson Silva (IFPB) e Sr. Marcos Paiva (IFPB).

19:00 – 20:30

Palestra 2: Inovação Tecnológica: Drones e suas aplicações - com o Prof. MSc. Laudson Souza.

18:30 – 21:30

Minicursos e oficinas (acesse Programação dos Minicursos e Oficinas)

Quinta-feira (14/11/2019)

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 17:00

Minicursos e oficinas (acesse Programação dos Minicursos e Oficinas)

14:00 – 17:00

Palestra 3: Neurotização em rede - com o Prof. Dr. Francisco Lucena (IFPB).

14:00 – 17:00

Curso de Produção Audiovisual -  com Sr. Adilson Silva (IFPB) e Sr. Marcos Paiva (IFPB).

19:00 – 21:00

Mesa-redonda 2 : As ciências sociais e suas relações com os Direitos Sociais - Convidados: Prof. Dr. José Artigas (UFPB), Prof. Dr. Mario Ladosky (UFCG), Prof. Dr. José Aderivaldo (Sec.Educ.PB) – Mediação: Profa. MSc. Ana Luiza Feliz (IFPB).

Mesa-redonda 3: A Inclusão e as inovações tecnológicas na última década, o que mudou? O lugar de fala da pessoa com surdez, cegueira e mobilidade reduzida - Convidados: Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar (Docente da UFCG), Luiz Carlos Vidal Fontes (Pedagogo) e Pedro Rafael Ramalho de Lucena (aluno do Curso de MSI/IFPB – Patos).

Encerramento

 

***************************************************************************************************

MINICURSOS E OFICINAS

Para ter acesso à programação com os dias, horários e resumos dos                                                           minicursos e oficinas, acesse:

>>> PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS E OFICINAS <<<

 

LISTA DOS MINICURSOS E OFICINAS

02 - Produção Audiovisual - O Minicurso de Produção Audiovisual tem como objetivo a formação de núcleos de produção audiovisual nos Campi do Instituto Federal da Paraíba. Voltado para orientar a produção de conteúdos audiovisuais tais como: Vídeos institucionais, videoaulas, documentários, reportagens e ficcionais. A metodologia aplicada será de aulas teórico/práticas com explanações breves sobre argumento, storyline (enredo), primeiro tratamento, roteiro literário, roteiro técnico, captação de imagem e som, enquadramento, composição, edição e finalização. Sempre seguidas de exercícios práticos, com a criação de grupos de produção, devendo ao final do curso, cada grupo ter desenvolvido um produto audiovisual que será exibido para a comunidade do campus.

03 - Tecnologias e novos usos para fibras vegetais - Esta oficina tem por intuito apresentar os principais tipos de fibras vegetais encontradas no nordeste brasileiro, com vistas as suas aplicações em sistemas construtivos, mobiliário, utensílios e tecnologias de baixo impacto ambiental. Desta forma incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas com produtos locais renováveis, de origem vegetal. A oficina também reflete a crescente preocupação com o excessivo consumo dos recursos não renováveis e com o custo social e ambiental dos produtos altamente industrializados, cuja produção e comercialização implica em muito consumo de energia.

04 - Mapa de risco - O minicurso será voltado para a criação e aplicação do mapa de risco em locais necessários. O mapa de risco tem a função de mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos aos trabalhadores.

05 - Planta humanizada no sketchup

06 - Unity - Programe seu 1º jogo - O Unity é a engine de desenvolvimento de jogos mais popular entre os desenvolvedores de todo o mundo. O software é utilizado tanto em grandes estúdios de jogos, quanto por produtores independentes. Utilizando Unity é possível criar jogos e outros aplicativos, para diversas plataformas: dispositivos móveis, PC, Web e até realidade virtual e realidade aumentada!Neste minicurso, você vai aprender os conceitos básicos da linguagem de programação C# e da plataforma Unity 5. E não se preocupe: não é necessário nenhum conhecimento prévio! Você vai aprender a programar e desenvolver jogos 2D desde o princípio.

07 - Uso do Software Ftool para cálculos de esforços internos e deformações em vigas e treliças - Desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o software Ftool é utilizado por diversos estudantes de engenharia civil e profissionais da área quando se deseja executar cálculos de estruturas planas de forma rápida e bastante intuitiva, evitando a necessidade de recorrer a programas mais complexos quando é necessário obter esforços e deformações de estruturas simples. Com ele é possível calcular as deformações, os esforços internos solicitantes (diagramas dos esforços normais, cortantes e momentos fletores), além das reações de apoio. Trata-se de um software simples, mas de grande valor educacional nos cursos de engenharia civil e técnico de edificações.

08 - O DNA do Inovador - O minicurso tem como objetivo apresentar as principais habilidades para se tornar um profissional inovador. Indicada como uma das habilidades necessárias para a Era Digital, a Inovação permite a criação e a execução de propostas de valor de maneira diferenciada. Baseado no livro "THE INNOVATOR’S DNA MASTERING THE FIVE SKILLS OF DISRUPTIVE INNOVATORS", de Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, será desenvolvido momentos de reflexão sobre as habilidades de Associação, Questionamento, Observação, Relacionamento e Experimentação.

09 - Formalização e manutenção de MEI

10 - Reflexos do ruído na saúde humana e configuração do dosímetro DOS 600 para avaliação ocupacional do ruído - Inicialmente serão abordados os seguintes tópicos: características do ruído, ruído de acordo com a NR 09, consequências do ruído na saúde humana, efeitos auditivos e extra-auditivos, Limites de Tolerância (LT) de acordo com a NR 15 e comparação desses com a Norma de Higiene Ocupacional 01. Repassadas as informações preliminares, em um segundo momento será abordado todo o processo de configuração do dosímetro da marca Instrutherm, modelo DOS 600, bem como os procedimentos técnicos exigíveis para uma correta avaliação de ruído ambiental, conforme orientações da NHO 01.

11- Python para iniciantes - O minicurso tem como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades básicas na linguagem de programação Python, bem como divulgar o PyLadies, projeto que tem como objetivo específico estimular estudantes do ensino médio da região, com foco no público feminino, para áreas de exatas e tecnologia.

12 - Solos: do campo ao Campus - Existem vários aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais associados a degradação dos solos. Entretanto, um dos aspectos que contribui para a degradação é o desconhecimento deste componente no meio ambiente. O presente mini curso tem como objetivo conhecer os solos do entorno do IFPB Campus Patos do ponto de vista físico e estrutural. Serão coletadas amostras de solos no campo e levadas ao laboratório de mecânica dos solos para análise granulometrica e classificatória.

13 - Noções de herpetologia com ênfase na fauna da Caatinga - Você sabe o que é herpetologia? Herpetologia é um ramo da Zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios, como jabutis, serpentes, lagartos e sapos. Neste minicurso serão abordados aspectos relacionados à classificação, alimentação, reprodução e ciclo de vida desses animais. Os mitos e verdades sobre esses grupos também serão discutidos. Com enfoque na Caatinga, na parte prática os participantes poderão reconhecer as características morfológicas das principais espécies e, assim, conhecer melhor a herpetofauna da sua região.

14 - Vida de empreendedor(a) - De forma lúdica e dinâmica, "Vida de empreendedor (a) se propõe a desafiar os participantes a viver na pele de empreendedores e empreendedoras de uma forma divertida. Recheada de momentos de desafios, perguntas, decisões, benefícios e perdas, "Vida de empreendedor" lhe desafia a se divertir e aprender.

15 – Avaliação de vibração - Inicialmente serão abordados os seguintes tópicos: características do ruído, ruído de acordo com a NR 09, consequências do ruído na saúde humana, efeitos auditivos e extra-auditivos, Limites de Tolerância (LT) de acordo com a NR 15 e comparação desses com a Norma de Higiene Ocupacional 01. Repassadas as informações preliminares, em um segundo momento será abordado todo o processo de configuração do dosímetro da marca Instrutherm, modelo DOS 600, bem como os procedimentos técnicos exigíveis para uma correta avaliação de ruído ambiental, conforme orientações da NHO 01

16 - A pronúncia da Língua Inglesa - Reconhecendo e praticando SEUS sons - O objetivo desta oficina é levar seus participantes a praticar os sons da língua inglesa, bem como reconhecer seus respectivos símbolos fonéticos, com o objetivo de melhorar a pronúncia a partir de atividade dinâmicas.

17/19 - Instalações Elétricas - Explanação sobre os conceitos básicos de instalações elétricas de baixa tensão: natureza da eletricidade, potência e energia elétrica, materiais elétricos, dimensionamento de pontos de iluminação, tomadas, condutores e disjuntores, normas técnicas aplicadas (NBR 5410/1994 e NBR 5444), leitura e interpretação de projetos elétricos de baixa tensão Objetivo: Explanar noções básicas acerca de instalações elétricas, para que o participante do curso entenda os processos de: origem da eletricidade e disponibilização da energia elétrica, utilização e execução de serviços relacionados à instalações elétricas de baixa tensão Conteúdos abordados em tópicos: • A natureza da eletricidade • Efeitos do choque elétrico no corpo humano • Lei de ohm, potência elétrica, energia elétrica • Fornecimento de energia elétrica e padrão de entrada • Materiais elétricos • Dimensionamento de pontos de luz e de tomadas (NBR 5410/1994); Dimensionamento de circuitos de baixa tensão: condutores e disjuntores (NBR 5410/1994) • Simbologia utilizada em projetos elétricos (NBR 5444) • Diagramas multifilares e unifilares • Leitura de projetos elétricos.

18 - Gestão de SST - Minicurso voltado para estudantes e profissionais da área de prevenção de acidentes onde será abordado conceitos de gestão relacionados a saúde e segurança do trabalho aplicado as empresas de pequeno, médio e grande porte. Dados de acidentes, conceitos prevencionistas aplicado a gestão, estudo da NR-09 e exemplos de avaliações qualitativas e investigação de acidentes com foco na prevenção serão apresentados aos participante com foco no desenvolvimento gerencial em saúde e segurança do trabalho

20 - Libras: uma introdução ao diálogo com as mãos - O minicurso tem como objetivo apresentar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como segunda língua (L2) com ênfase na conversação.

21 - Adaptação e compensado de textos em língua inglesa - Este minicurso tem o objetivo de revisar algumas das estratégias de leitura e compreensão de textos em língua inglesa mais comuns, necessárias para um bom êxito não apenas nas atividades escolares mas também no ENEM e vestibulares. Serão repassadas noções de reconhecimento de palavras cognatas e conhecidas, skimming, scanning, além das formas mais úteis de adaptação textual. Haverá insumos teóricos e práticos bem como exercícios para prática pessoal posterior. Este minicurso é especialmente recomendado para pessoas com baixo desempenho na disciplina de inglês.

22 - Levantamento arquitetônico de edifícios para diversos fins - Esta oficina tem como cerne apresentar as técnicas de como se executar um levantamento arquitetônico em diversas edificações, a partir da observação do objeto arquitetônico a ser levantado. Esta técnica e de suma importância para arquitetura como um todo, pois, possibilita a representação mais real possível dos objetos que precisam ser levantados, desta forma capacitando os participantes a desenvolverem tal meio de análise arquitetônica. A oficina conta também com parte prática onde se fará um levantamento arquitetônico da sala onde será aplicada a oficina.

23 - Criando um jogo com o Scratch - Este minicurso tem o objetivo de introduzir noções básicas de programação de computadores utilizando a ferramenta Scratch. Por ter um caráter lúdico, com cores, sons, personagens e animações, e uma forma divertida de programar com blocos semelhantes as peças de Lego, é possível aprender a programar com o Scratch brincando! Para isso, será desenvolvido um jogo passo a passo ao longo deste minicurso. Como resultado, espera-se que os participantes sejam capazes de criar jogos e aprimorar o raciocínio lógico, a criatividade e desenvolver suas habilidades na resolução de problemas.

24 - Acessibilidade no ambiente construído - Práticas projetuais de acessibilidade abordando a aplicação dos princípios do Desenho Universal e das leis e normas técnicas vigentes com foco na NBR 9050 (ABNT, 2015), além de vivências para uma formação crítica sobre o tema.

***************************************************************************************************


Eventos disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.