Normas para submissões

Somente serão considerados pelo Comitê Científico os resumos expandidos que atenderem às condições apresentadas nesta Normativa.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos inscritos serão submetidos a uma pré-avaliação pelo Diretor de Modalidade, a fim de verificar se os aspectos normativos foram cumpridos. Em caso de não atendimento a algum desses aspectos, os autores serão notificados por e-mail, para, num prazo máximo de 5 (cinco) dias sequenciais, a contar da data de devolução pelo sistema, realizar as correções e reenviar seu trabalho, via Portal de Eventos, submetendo-o a uma nova pré-avaliação.

Em caso de as alterações exigidas não terem sido atendidas, o trabalho será Rejeitado.

Template resumo

 


O período para submissão será de 26/06 a 27/08 de 2017

I. Modalidades:

  1. Iniciação Científica e Tecnológica.

  2. Pós-Graduação.

  3. Mostra Tecnológica.

II. Aspectos Gerais e Normativos:

  1. O trabalho submetido deverá ter, no máximo, um autor e quatro coautores.

  2. Não é possível correções ou modificações nos textos submetidos, após aceitação pelo Comitê Científico.

  3. Os trabalhos submetidos e apresentados, e seus respectivos conteúdos, são de exclusiva responsabilidade dos autores.

  4. Todos os autores devem realizar inscrição para o evento na condição de ouvinte. 

III. Normas de Formatação

  1. Os resumos expandidos para o 2º Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB devem ser submetidos e apresentados em português;

  2. O texto completo deve ter uma extensão de até 2 laudas;

  3. O Resumo Expandido deve conter entre 1000 e 1500 palavras;

  4. O   Resumo expandido deve ser formatado em editor de textos Word 2003-2007 (modo de compatibilidade) ou superior, com as seguintes definições: papel A4 (29,7cm x 21 cm), orientação da página: vertical, margens superior 3,5 cm, inferior 2 cm,direita e esquerda de 2,5 cm, fonte Times New Roman, 11, espaço simples e alinhamento justificado;

  5. O título do trabalho deve conter no máximo 130 caracteres e apresentar apenas a primeira inicial maiúscula, respeitando-se, porém, a obrigatoriedade em casos específicos, com a fonte Times New Roman, 12, com alinhamento centralizado;

  6. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pelo correio eletrônico individual e pela identificação da instituição. (incluir apenas após o aceite);

  7. Corpo do texto: o texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): 

    • Referências (NBR 6023) – devem ser grafadas no final do resumo, em ordem alfabética e cronológica. Só devem compor as Referências as fontes que tenham sido efetivamente citadas ao longo do texto. 

    • Citações (NBR 10520)

    • Notas (NBR 14724) – notas relativas ao corpo do resumo devem ser indicadas através de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente após o termo ou frase a que se referem. As notas deverão ser grafadas no rodapé do texto, na página em que aparecem. 

8. O Resumo Expandido deve apresentar as informações gerais sobre a pesquisa, fundamentando seu interesse e contribuição para o conhecimento acadêmico-científico. Seu objetivo é informar e colocar o leitor a par do conhecimento já existente sobre o tema que será abordado. O referencial teórico deve apresentar o modelo conceitual utilizado na investigação, referenciando as principais fontes nas quais o artigo foi fundamentado. O resumo expandido deverá contemplar uma descrição do desenvolvimento metodológico da pesquisa. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender perfeitamente o procedimento (metodologia ou métodos) adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas.  

9. As palavras-chave devem auxiliar na identificação dos principais assuntos tratados no artigo, podendo ser no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto. 

10. O Resumo expandido não deverá conter figuras, imagens e equações. 


IV. Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica

  1. Serão considerados:
    a) Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
    b) Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
    c) Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
    d) Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

  2. O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância às normas de submissão, de formatação e dos critérios de avaliação.

  3. Os trabalhos deverão passar por revisões linguístico-gramaticais e atender às normas da ABNT.

  4. Os trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos anais do Simpósio disponível no site.

V. Certificação

  1. No certificado constará somente o nome dos autores que forem cadastrados no formulário on-line de submissão.

  2. Não serão feitas correções nos nomes de autores ou título do trabalho no certificado.

  3. Serão emitidos Certificados de participação nas duas modalidades: Ouvintes e Publicação de trabalho.

VI.  Publicação 

  1. Os melhores trabalhos de cada modalidade serão publicados em uma Edição especial da Revista Principia.