Minicursos - 10/11 (Sexta-Feira)

Título: Soldagem ao Arco Elétrico B

Horário: 08:00-12:00

Local:

Ministrante(s): Marcos Mesquita da Silva

Público Alvo: Alunos do 3º ano B do curso técnico em petróleo e gás.

Nº de Vagas: 7

Descrição: Neste minicurso o participante aprenderá os principais conceitos sobre soldagem e praticará as operações básicas de soldagem.


 

Título: Configuração de Roteador Doméstico - Conceitos básicos de Redes

Horário: 14:00-16:00

Local:

Ministrante(s): Maxsuel Silva Medeiros

Público Alvo: Ensino médio, alunos de engenharia.

Nº de Vagas: 20

Descrição: O minicurso busca ensinar conceitos básico de redes de computadores, como modelos OSI e TCP/IP, explicar as camadas, explicar o que são protocolos de redes e para que server, ensinar conceitos básicos de sub-redes, e por ultimo atrelar os conceitos ensinados na configuração de um roteador doméstico real, mas antes fazer uma simulação via aplicação Packet Tracer.


 

Título: Na Toada do Cavalo Marim

Horário: 14:00-16:00

Local:

Ministrante(s): Alan Monteiro

Público Alvo: Estudantes e demais interessados na cultura popular.

Nº de Vagas: 30

Descrição: Neste minicurso pretende-se oferecer aos participantes vivência na brincadeira do Cavalo Marim (marinho), manifestação da cultura popular encontrada tradicionalmente nos estados de Pernambuco e Paraíba que formada pela imbricação de momentos dançados, teatralizados e musicalizados.


 

Título: Vídeo & Fotografia Fácil

Horário: 14:00-16:00

Local:

Ministrante(s): Gypson Dutra Junqueira Ayres e Josenildo Pereira da Silva

Público Alvo: Jovens e adultos.

Nº de Vagas: 20

Descrição: Dicas essenciais de vídeo e fotografia com teoria e prática.


 

Título: Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos por Zygmunt Bauman

Horário: 16:00-18:00

Local:

Ministrante(s): Ana Paola da SIlva e Izaquiel Luiz de França Cordeiro

Público Alvo: Jovens, estudantes do ensino médio, superior e/ou subsequente de qualquer curso.

Nº de Vagas: 30

Descrição: Exemplificar e entender as relações afetivas da sociedade pós-moderna baseando-se nas ideias do nomeado autor e sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman.


 

Título: Introdução ao Ajax integrado com PHP e MySql

Horário: 16:00-18:00

Local:

Ministrante(s): Ronycley Gonçalves Agra

Público Alvo: Estudantes da área de TI.

Nº de Vagas: 40

Descrição: O curso apresenta aos participantes a tecnologia ajax com o uso de aplicação web onde há a integração com a linguagem PHP e SGBD MySql.


 

Título: Espaços de Banach - Um tópico introdutório à Análise Funcional

Horário: 18:00-20:00

Local:

Ministrante(s): João Paulo

Público Alvo: Licenciatura em Matemática

Nº de Vagas: 40

Descrição: Os espaços de Banach se configuram numa importante ferramenta da análise Funcional.


 

Título: Relações de Equivalência nas soluções de equações trigonométricas

Horário: 18:00-20:00

Local:

Ministrante(s): Jailson Almeida da Paixão Santos e Pedro Alfredo Eugênio

Público Alvo: Licenciatura em Matemática e Física.

Nº de Vagas: 40

Descrição: Esse minicurso relaciona as soluções de equações trigonométricas com as classes de equivalência.


 

Título: Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Horário: 18:00-20:00

Local:

Ministrante(s): Joab da Silva e Samara Ferreira

Público Alvo: Estudantes.

Nº de Vagas: 20

Descrição: O minicurso apresentará a questão das relações métricas no triângulo retângulo. Tendo como abordagens a história de Pitágoras, seguindo  uma introdução, os elementos do  triângulo retângulo, as relações métricas com o subtema: triângulos semelhantes.Serão executadas demonstrações sobre o teorema de Pitágoras e as suas aplicações. E por fim, aplicação e resoluções de questões sobre abordados.


 

Título: Trigonometria um Tesouro a Descobrir

Horário: 18:00-20:00

Local:

Ministrante(s): Elvira Carmen Farias Agra Leite e Cicero da Silva Pereira

Público Alvo: Alunos ou professores interessados na Educação Matemática.

Nº de Vagas: 20

Descrição: No processo de ensino-aprendizagem da Matemática, especificamente da Trigonometria, torna-se fundamental a contextualização histórica e a associação dos conteúdos a seu processo de evolução. Apesar disso, ainda há privilégio às ações mecânicas, sem reapresentação significativa ao aluno, colaborando para as inúmeras dificuldades na aprendizagem dessa matéria. Quando não são considerados os conhecimentos prévios do aluno, nem se procura mostrar aplicações relevantes da Trigonometria nos mais diversos campos, permanece uma desmotivação ao aprendizado, o que representa um grande entrave no processo de ensino-aprendizagem. Com foco na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que toma por base os subsunçores existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, busca-se, através do presente minicurso, apresentar a Teoria Aprendizagem Significativa, aplicando-a ao ensino de Trigonometria, através da apresentação de uma proposta didática, com base nesta Teoria.  Fundamentado basicamente nas  propostas de BRIGHENTI (2003) e PEREIRA (2012), busca-se uma proposta de ensino significativo que seja capaz de ajudar os cursistas a revelar a seus futuros aprendizes esse grande tesouro a se descobrir, que é a Trigonometria.


 

Título: Uma Abordagem para Matrizes e Operadores Utilizando como Ferramenta o Processamento Digital de Imagens

Horário: 20:00-22:00

Local:

Ministrante(s): Joab Silva e Jonathas Barbosa

Público Alvo: Alunos dos cursos de Matematica, Física, Engenharia de Computação e Telemática.

Nº de Vagas: 20

Descrição: Álgebra Linear é um ramo da matemática que estuda os EV e as transformações entre eles, e que possui a característica de unificar o pensamento matemático propiciando o desenvolvimento da abstração e generalização. A importância da Álgebra Linear e das pesquisas sobre seu ensino-aprendizagem apoia-se no fato de que hoje ela se encontra subjacente a quase todos os domínios da matemática. Paradoxalmente apesar da disciplina ser, utilizada como ferramenta matemática, as situações problemas existentes exigem conhecimentos mais profundos de outras disciplinas o da própria álgebra linear ou são bastante elementares.Matrizes e Operadores são entes matemáticos de incontestável utilidade, porém com relevante índice de abstração associado, principalmente com respeito a interpretações dos resultados de operações e suas aplicações. Uma ferramenta útil para verificar quais alterações as operações produzem nas matrizes é o processamento digital de imagens.O processamento de imagem digital consiste de um conjunto de operações matemáticas aplicadas sobre uma imagem para gerar uma nova imagem, representação ou descrição de conteúdo. A matriz é uma das representações de imagem digital cujos índices de linhas e de colunas identificam um ponto (pixel) na imagem, e o correspondente valor do elemento da matriz identifica a pigmentação naquele ponto, cor preta ou branca em imagens binárias e o nível de cinza em imagens em tons de cinza. Dessa forma, fica estabelecida a relação existente entre as matrizes e o processamento de imagens digitais.Neste minicurso pretende-se, contextualizar o ensino de matrizes via processamento de imagens, trabalhar a definição de matrizes; utilizar as operações de adição e multiplicação por escalar como exemplos nas operações em imagens digitais bem como verificar resultados a respeito de operadores lineares.