Breve Histórico

A primeira versão do encontro data de 2011, quando discutiu-se a necessidade de consolidar a cultura da extensão no instituto, socializando as ações desenvolvidas nos diversos campi. A intenção era que o evento fizesse parte da agenda da institucional do IFPB a cada dois anos.

Em 2013 foi realizado o 2º ENEX trazendo discussões e debates acerca da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como condição para que as competências profissionais sejam amplamente desenvolvidas.

Em 2015, o 3º ENEX experimentou a possibilidade de ampliar o território de atuação, passando a adotar o critério de realização itinerante. A terceira edição ocorreu no campus avançado de Areia, trazendo o tema da inovação e educação popular como práxis da extensão.

Na sequência, em 2017, o 4º ENEX se realizou envolvendo dois campi, Cabedelo e Cabedelo Centro com a Unidade do Núcleo Avançado de Lucena, o evento contou com uma metodologia inovadora de unidades de vivências, com o objetivo de permitir uma maior participação social dos grupos comunitários e a comunidade do IFPB.

Em 2019, o ENEX realiza sua 5ª edição, no período de 25 a 27 de setembro de 2019, no campus Campina Grande, dando continuidade a perspectiva itinerante do evento. O objetivo é oportunizar espaços interativos de trocas de experiências, de aprendizados e de conhecimentos, dentro de uma formatação que permita importantes reflexões acerca das ações extensionistas e seus resultados, com a participação efetiva dos/as atores/atrizes sociais e a comunidade acadêmica.