Vol. 5 (2023) - Apresentação
Anais do Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), tem a satisfação em apresentar os Anais do 5° Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB (SIMPIF), com o tema “Dilemas, impactos e desafios na era digital”.
O evento, que se consagra como um dos mais importantes do IFPB, contou com palestras, painéis e discussões sobre as influências da tecnologia no ensino, na pesquisa e na inovação. Entre os temas debatidos no evento, destacam-se: a transição energética e o desenvolvimento sustentável na Paraíba; a ética no uso da inteligência artificial na pesquisa; os desafios das parcerias público-privadas para o desenvolvimento tecnológico e a inovação; e as mulheres no mercado de trabalho digital e tecnológico.
Nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2023, o SIMPIF reuniu, no Intermares Hall, em Cabedelo, estudantes e professores pesquisadores do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação, contando, ainda, com participantes de outras instituições.
Foram apresentados trabalhos acadêmicos, em formato de pitchs, mostras de projetos e banners digitais, disseminando resultados decorrentes de cursos de pós-graduação e de projetos de pesquisa e de inovação oriundos dos programas promovidos pelo IFPB e por órgãos de fomento.
Além das tradicionais palestras, apresentações, oficinas e minicursos, esta quinta edição do SIMPIF inovou ao trazer espaços maker e mostras de robótica, gastronomia, meninas nas ciências e tecnologia e saúde. Também foi realizado um Ideathon para a elaboração de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis que contribuíssem para o cumprimento de metas dos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), prioritariamente com foco em tecnologias de combate à fome, tecnologias assistivas e à igualdade de gênero.
Foram 24 atividades de capacitação, entre oficinas e minicursos, e mais de 40 projetos e protótipos em exposição nas mostras de projetos inovadores, de robótica e na inédita mostra de meninas cientistas.
O evento contou com mais de 1.000 inscritos e de 250 trabalhos acadêmicos de pós-graduação e de iniciação científica e tecnológica apresentados, sendo premiadas as equipes vencedoras do Ideathon, assim como os melhores trabalhos por modalidade de apresentação e área de conhecimento.