Sistema Eletrônico de Administração de Conferências
5º SIMPIF - Programação do terceiro dia (24/11/2023)
Confira também Programação dia 22 | Programação dia 23
Mostra de Robótica
Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h30 | Local: Foyer
Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra
Mostra de Tecnologia e Saúde (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h | Local: Foyer
Apresentação de produtos e protótipos produzidos pelo IFPB nas diversas áreas da saúde.
Convidados:
Cleumar da Silva Moreira
Angelica Ramos
Público: Visitantes
Mostra Gastronômica Sabores Conectados
Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h | Local: Foyer
Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra
Minicurso 6
Minicurso (online) 4 (alterado para online!)
Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Metodologias ativas na educação para o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo
Ministrante: Rodrigo Barbosa
Ementa: A utilização de metodologias ativas na educação atual
Público: pesquisadores, estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação
Inscrição: Aqui
Vagas: 100
Link de acesso à sala:
Minicurso 6: (novo!)
Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Do ingresso à defesa: como organizar sua pesquisa na pós-graduação
Ministrantes: Prof. Paulo Ribeiro Lins Júnior
Ementa: Organização da proposta da pesquisa, organização da leitura, organização da pesquisa (fase introdutória e de campo) e organização diária de estudos e orientação
Público: estudantes de graduação e pós-graduação
Inscrição: Aqui
Vagas: 100
Ideathon (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 8h30 – 10h30 Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Público: estudantes inscritos no evento e no Ideathon
Banners digitais
Dia 24/11 | Horário: 8h – 8h30 | Local: Teatro (térreo)
Público: Visitantes
Acesse a Programação de apresentações
Pitches
Dia 24/11 | Horário: 8h – 8h30 | Local: Teatro (térreo)
Público: Visitantes
Acesse a Programação de apresentações
Oficinas Maker (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h30 | Local: Camarotes do Teatro (2º andar)
Público: estudantes inscritos no evento e nas oficinas
Painel 3: (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 8h30 – 10h30 | Local: Teatro (térreo)
Mulheres e a tecnologia - Empreendedorismo digital e Mercado de trabalho tecnológico
Convidadas: Gabriela Torres Costa Lima (Arretada Produtos Artesanais) | Danielle Chianca (Chianca Softwares) | Ana Cristina Hein (Guardebem Self Storage, Escritórios Virtuais e Coworking)
Público: participantes inscritos no evento
Painel 4: (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Teatro
A Transição energética e o desenvolvimento sustentável na Paraíba: quais os nossos caminhos?
Convidados: Laiz Hérida Siqueira de Araújo - HL Soluções Ambientais | Profa Ricélia Maria Marinho Sales - UFCG | Camila Gehrke - UFPB | Antonio Carlos Teixeira Neto - CAGEPA | Walmeran José Trindade Júnior - IFPB | Flávio Lopes da Fonseca - PBGás
Mostra de Robótica
Dia 24/11 | Horário: 12h – 15h | Local: Foyer
Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra
Apresentação cultural:
Dia 24/11 | Horário: 13h – 13h30 | Local: Teatro (térreo)
Grupo: Grupo PBones - IFPB JOÃO PESSOA
Público: Participantes inscritos no evento
Banners digitais
Dia 24/11 | Horário: 13h30 – 14h | Local: Teatro (térreo)
Público: Visitantes
Acesse a Programação de apresentações
Minicurso 7:
Dia 24/11 | Horário: 14h – 16h | Local: Miniauditório
Produtos Técnicos e Tecnológicos
Ministrante: Ricardo dos Santos Pereira
Ementa: Elaboração e validação de Recursos/Produtos Técnicos e Tecnológicos na pós-graduação
Inscrição: Aqui
Vagas: 100
Painel 5: (II Parahyba Innovation Summit)
Dia 24/11 | Horário: 14h – 14h30 | Local: Teatro (térreo)
Pesquisa e Inovação - O que o IFPB produz?
Convidados: Deyse Morgana das Neves Correia (IFPB) | Valdecir Teófilo Moreno (IFPB) | Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira (Portal INTEGRA)
Público: Participantes inscritos no evento
Apresentação cultural:
Dia 24/11 | Horário: 16h30 – 17h30 | Local: Foyer
Grupo: XUMBREGO DE RABECA
Público: Participantes inscritos no evento
Premiação e Cerimônia de encerramento:
Dia 24/11 | Horário: 14h30 – 16h30 | Local: Teatro (térreo)
Programação Oficinas Maker
Espaço 1 (UmbuMaker) Monteiro
Oficina maker 1
Título: Construindo um Protótipo Robótico de Movimento Simples com Arduíno
Ementa: Conhecendo a plataforma robótica Umbumaker. Componentes e montagem do protótipo da oficina. Programando os principais movimentos com o Arduíno e motores. Refino de movimento com uso e controle de sensores ultrassônicos.
Público-alvo: Estudantes e pesquisadores com conhecimento básico em programação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário 1: 09h - 10h30
Vagas: 10
Horário 2: 11h - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Julierme Silva de Araújo | Prof. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima | Aluno Danilo Caboclo Tenório da Silva
Inscrição: Aqui
Espaço 2 (Integra Maker) Sousa
Oficina maker 2
Título: Atividade de Programação Desplugada no Papelão
Ementa: Na programação desplugada é possível trabalhar conceitos de programação e pensamento computacional usando papel, papelão, caneta, jogos de tabuleiro e outras ferramentas que não sejam digitais, diferente das atividades plugadas onde se utilizam recursos tecnológicos computacionais. É uma atividade alinhada com o desenvolvimento do pensamento computacional, que é um eixo da Cultura Digital, 5ª Competência Geral da BNCC, montada utilizando materiais recicláveis para ensinar lógica de programação.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 30 minutos
Horário: 09h - 09h30
Vagas: 10
Ministrantes: Aluna Yasmim Ferreira dos Santos | Aluna: Julia Maria do Amaral Oliveira | Prof. Adson Diego Dionisio da Silva
Inscrição: Aqui
Oficina maker 3
Título: Realidade aumentada com o Even
Ementa: Realidade aumentada
Público alvo: estudantes do ensino médio integrado
Tempo de duração: 2 horas
Horário: 10h - 12h
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Edyfran de Medeiros Fernandes | Aluno: Gabriel José Lopes de Abreu
Inscrição: Aqui
Espaço 3 (Integra Maker) Sousa
Oficina maker 4
Título: ArduMaker - Automação com Arduino
Ementa: A oficina será uma introdução ao uso do arduino na automação (controlar equipamentos de forma automática), onde os alunos podem criar seus códigos facilmente em blocos, não sendo necessários conhecimentos prévios em linguagens de programação ou eletrônica. Utilizando metodologias ativas aprendizagem maker e pensamento computacional.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário: 09h - 10h
Vagas: 10
Ministrante: Prof. Severino Pereira das Chagas Neto | Aluno: Luiz Henrique Silva Apolonio
Inscrição: Aqui
Oficina maker 5
Título: Cá entre nós
Ementa: Oficina Maker (mão na massa) de macramê. Serão trabalhadas penas/folhas usando a técnica de macramê. A oficina “Cá entre nós” tem como objetivo despertar para a importância dos laços que nos confortam, mas também dos nós que nos fortalecem. Ambos existem e cabe a mim e a você decidir como vamos lidar com eles. Essa oficina é um convite à construção do novo, à ressignificação, à reinvenção.
Público alvo: docentes
Tempo de duração: 2 horas
Horário: 10h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Profa. Valmiza da Costa Rodrigues Durand | Profa. Rackynelly Alves Sarmento Soares | Profa. Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho
Inscrição: Aqui
Espaço 4 (LabMaker Picuí) Picuí
Oficina maker 6
Título: Introdução ao Arduíno
Ementa: A oficina de Introdução ao Arduíno tem por objetivo apresentar esta plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes, usando o microcontrolador Atmel AVR ou ARM com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, essencialmente C/C++. Será possível manusear o Arduíno e desenvolver projetos básicos utilizando notebook (cedido), acessórios e componentes de baixo custo.
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário: 09h - 10h30
Vagas: 10
Ministrantes: Prof Fernando Fernandes | Aluno Marcelo Alves de Oliveira | Aluno Ivan Luis Silva do Nascimento
Inscrição: Aqui
Oficina maker 7
Título: Brincando com Circuito Impresso e Solda
Ementa: A oficina Brincando com Circuito Impresso e Solda tem por objetivo mostrar que eletrônica básica pode ser feita por qualquer um que tenha curiosidade e interesse. Os participantes aprenderão como desenhar numa placa de fenolite e como corroê-la, ou seja, farão seus próprios circuitos impressos. Em seguida, utilizando ferro de solda, procederão com a inserção e soldagem dos componentes eletrônicos básicos que tenham interesse em compor seus circuitos impressos.
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário: 11h - 12h30
Vagas: 10
Ministrante: Prof Fernando Fernandes | Aluno Marcelo Alves de Oliveira | Aluno Ivan Luis Silva do Nascimento
Inscrição: Aqui
Espaço 5 (Lampião Maker) Cabedelo Centro
Oficina maker 8
Título: Oficina 3D “Modelagem, impressão e estratégias sustentáveis”
Ementa: Criatividade, estratégia, técnicas e planejamento de modelagem para o uso de Equipamentos 3D. Funcionamento básico da Impressora 3D. Ferramentas Auxiliares, Softwares para Impressora 3D, Modelagem e Fatiamento básico. Scanner e Canetas 3D. Algumas estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 3 horas
Horário: 09h - 12h
Vagas: 10
Ministrantes: Felipe de Sousa Azevedo, Juan Diego Gomes de Oliveira, Gabriel Moreira dos Santos Barros, Mirian Inácio de Lima, Prof. Marcéu Oliveira Adissi
Inscrição: Aqui
Espaço 6 (Lampião Maker) João Pessoa
Oficina maker 9
Título: Circuitos de Inovação em Ambientes Maker - “Equipamentos 3D, aplicações e preocupações ambientais”
Ementa: Espaço maker, equipamentos, ferramentas e softwares do mundo maker em geral e suas aplicações em diversas áreas de conhecimento. Equipamentos 3D: Scanner, Impressoras e Canetas. Estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário 1: 09h - 10h
Vagas: 10
Horário 2: 10h15 - 11h15
Vagas: 10
Horário 3: 11h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Adeilson Silva Bazante Filho, Marília Moura Gomes, Marina Martins Natividade, Júlia Sandrinny Felix de Lira, profa. Nadja da Nobrega Rodrigues
Inscrição: Aqui
Espaço 7 (Sertão Maker) Patos
Oficina maker 10
Título: Terrário Maker
Ementa: Através do óculos 3D os alunos farão uma imersão no bioma da caatinga, passando pelo ponto mais alto da Paraíba e no inselberg Espinho Branco. Inspirada no sertão, será realizada uma oficina Maker para construção de terrários em vidros com materiais recicláveis, mudas de cactos, pedras e areia, com o intuito de conscientização e preservação do único bioma exclusivamente brasileiro.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário 1: 09h - 10h
Vagas: 10
Horário 2: 10h15 - 11h15
Vagas: 10
Horário 3: 11h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Profa. Maíra Rodrigues Villamagna | Aluna: Laryssa Dionara de Farias Ferreira | Aluna: Raiane Mikele Gomes Davi
Inscrição: Aqui
Espaço 8 (Sertão Maker) Patos
Oficina maker 11
Título: Modelos pedagógicos com realidade aumentada: Uma Janela para a Acessibilidade na Educação
Ementa: Desenvolvimento de modelos didáticos em realidade aumentada com o objetivo de aprimorar a acessibilidade na educação e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, bem como modernizar as práticas pedagógicas.
Público-alvo: Docentes e licenciandos
Tempo de duração: 3 horas
Horário: 09h - 12h
Vagas: 10
Ministrante: Aluno Iuri Kauã Simão de Oliveira
Inscrição: Aqui
Espaço 9 (Sertão Maker) Patos
Oficina maker 12
Título: Educação e Indústria 4.0 - Manufatura subtrativa
Ementa: Nesta oficina os alunos aprenderão os conceitos de manufatura subtrativa, e quais ambientes essa tecnologia é incorporada no mercado de trabalho. Aprenderão a resolver problemas ligados à produção de artefatos e produtos derivados de uma CNC, utilizando os conhecimentos básicos de matemática, geometria e física, para desenvolver o pensamento crítico para resolução de problemas.
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 30 minutos
Horário 1: 09h - 9h30
Vagas: 10
Horário 2: 09h45 - 10h15
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Filipe Lucena | Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura
Inscrição: Aqui
Oficina maker 13
Título: Tecnologia CNC em disciplinas Steam - A sala de aula para indústria 4.0
Ementa: Os professores serão introduzidos aos conceitos da indústria 4.0, da tecnologia CNC e ao desenvolvimento de atividades para sala de aula, envolvendo os conceitos e tecnologias apresentados, tendo como objetivo a inserção de conteúdos práticos com base das disciplinas lecionadas que integram o conjunto de disciplinas STEAM, como: Artes, Ciências, Matemática, Física, entre outras.
Público-alvo: Docentes e profissionais da educação
Tempo de duração: 30 minutos
Horário 1: 10h30 - 11h
Vagas: 10
Horário 2: 11h15 - 11h45
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Filipe Lucena | Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura
Inscrição: Aqui
Programação do Primeiro Dia (22/11)
Programação do Segundo Dia (23/11)