Sistema Eletrônico de Administração de Conferências

5º SIMPIF - Programação do terceiro dia (24/11/2023)

Confira também  Programação dia 22 | Programação dia 23

24 de novembro (sexta-feira) - Manhã


Foyer

Miniauditório Preto

Teatro

8h-8h30

-

-

- Apresentação de banners digitais

- Pitches

- Organização das Oficinas Maker


8h30-9h

Apresentação Ideathon

- Painel 3

9h-10h

- Mostra de Robótica

- Mostra de Tecnologia e Saúde

- Mostra Gastronômica Sabores Conectados


- Painel 3

- Oficina Maker

10h-10h30

10h30-11h

Minicurso 6

- Oficina Maker

- Painel 4

11h-12h

12h-12h30

- Mostra de Robótica

 

Mostra de Robótica

Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h30 | Local: Foyer

Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra

 


Mostra de Tecnologia e Saúde (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h | Local: Foyer

Apresentação de produtos e protótipos produzidos pelo IFPB nas diversas áreas da saúde.

Convidados: 

Cleumar da Silva Moreira

Angelica Ramos

Público: Visitantes

 


Mostra Gastronômica Sabores Conectados

Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h | Local: Foyer

Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra

 


Minicurso 6

Minicurso (online) 4 (alterado para online!) 

Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)

Metodologias ativas na educação para o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo

Ministrante: Rodrigo Barbosa 

Ementa: A utilização de metodologias ativas na educação atual

Público: pesquisadores, estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação

Inscrição: Aqui

Vagas: 100

Link de acesso à sala:

 


Minicurso 6: (novo!)

Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)

Do ingresso à defesa: como organizar sua pesquisa na pós-graduação

Ministrantes: Prof. Paulo Ribeiro Lins Júnior 

Ementa: Organização da proposta da pesquisa, organização da leitura, organização da pesquisa (fase introdutória e de campo) e organização diária de estudos e orientação

Público: estudantes de graduação e pós-graduação

Inscrição: Aqui

Vagas: 100

 


Ideathon (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 8h30 – 10h30 Local: Miniauditório Preto (2º andar)

Público: estudantes inscritos no evento e no Ideathon

 


Banners digitais

Dia 24/11 | Horário: 8h – 8h30 | Local: Teatro (térreo)

Público: Visitantes

Acesse a Programação de apresentações

 


Pitches

Dia 24/11 | Horário: 8h – 8h30 | Local: Teatro (térreo)

Público: Visitantes

Acesse a Programação de apresentações

 


Oficinas Maker (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 9h – 12h30 | Local: Camarotes do Teatro (2º andar)

Público: estudantes inscritos no evento e nas oficinas

 


Painel 3: (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 8h30 – 10h30 | Local: Teatro (térreo)

Mulheres e a tecnologia - Empreendedorismo digital e Mercado de trabalho tecnológico

Convidadas: Gabriela Torres Costa Lima (Arretada Produtos Artesanais) | Danielle Chianca (Chianca Softwares) | Ana Cristina Hein (Guardebem Self Storage, Escritórios Virtuais e Coworking)

Público: participantes inscritos no evento

 


Painel 4: (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Teatro

A Transição energética e o desenvolvimento sustentável na Paraíba: quais os nossos caminhos?

Convidados: Laiz Hérida Siqueira de Araújo - HL Soluções Ambientais | Profa Ricélia Maria Marinho Sales - UFCG | Camila Gehrke - UFPB | Antonio Carlos Teixeira Neto - CAGEPA | Walmeran José Trindade Júnior -  IFPB | Flávio Lopes da Fonseca - PBGás

 

24 de novembro (sexta-feira) - Tarde


Foyer

Miniauditório Preto

Teatro

13h-13h30



Mostra de robótica


-

Apresentação cultural

13h30-14h

Apresentação de banners digitais

14h-15h


Minicurso 7

Painel 5

Premiação

Cerimônia de Encerramento

15h-15h30


15h30-16h


16h-17h

Apresentação cultural

-


 

Mostra de Robótica

Dia 24/11 | Horário: 12h – 15h | Local: Foyer

Público: Visitantes e estudantes inscritos na mostra

 


Apresentação cultural:

Dia 24/11 | Horário: 13h – 13h30 | Local: Teatro (térreo)

Grupo: Grupo PBones - IFPB JOÃO PESSOA

Público: Participantes inscritos no evento

 


Banners digitais

Dia 24/11 | Horário: 13h30 – 14h | Local: Teatro (térreo)

Público: Visitantes

Acesse a Programação de apresentações

 


Minicurso 7: 

Dia 24/11 | Horário: 14h – 16h | Local: Miniauditório

Produtos Técnicos e Tecnológicos

Ministrante: Ricardo dos Santos Pereira

Ementa: Elaboração e validação de Recursos/Produtos Técnicos e Tecnológicos na pós-graduação

Inscrição: Aqui

Vagas: 100

 


Painel 5: (II Parahyba Innovation Summit)

Dia 24/11 | Horário: 14h – 14h30 | Local: Teatro (térreo)

Pesquisa e Inovação - O que o IFPB produz?

Convidados: Deyse Morgana das Neves Correia (IFPB) | Valdecir Teófilo Moreno (IFPB) | Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira (Portal INTEGRA)

Público: Participantes inscritos no evento

 


Apresentação cultural:

Dia 24/11 | Horário: 16h30 – 17h30 | Local: Foyer 

Grupo: XUMBREGO DE RABECA

Público: Participantes inscritos no evento

 


Premiação e Cerimônia de encerramento:

Dia 24/11 | Horário: 14h30 – 16h30 | Local: Teatro (térreo)

 


 




Programação Oficinas Maker

 

Espaço 1 (UmbuMaker) Monteiro 

Oficina maker 1

Título: Construindo um Protótipo Robótico de Movimento Simples com Arduíno

Ementa: Conhecendo a plataforma robótica Umbumaker. Componentes e montagem do protótipo da oficina. Programando os principais movimentos com o Arduíno e motores. Refino de movimento com uso e controle de sensores ultrassônicos.

Público-alvo: Estudantes e pesquisadores com conhecimento básico em programação

Tempo de duração: 1 hora e meia

Horário 1: 09h - 10h30

Vagas: 10 

Horário 2: 11h - 12h30

Vagas: 10 

Ministrantes: Prof. Julierme Silva de Araújo | Prof. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima | Aluno Danilo Caboclo Tenório da Silva

Inscrição: Aqui

 


Espaço 2  (Integra Maker) Sousa 

Oficina maker 2

Título: Atividade de Programação Desplugada no Papelão

Ementa: Na programação desplugada é possível trabalhar conceitos de programação e pensamento computacional usando papel, papelão, caneta, jogos de tabuleiro e outras ferramentas que não sejam digitais, diferente das atividades plugadas onde se utilizam recursos tecnológicos computacionais. É uma atividade alinhada com o desenvolvimento do pensamento computacional, que é um eixo da Cultura Digital, 5ª Competência Geral da BNCC, montada utilizando materiais recicláveis para ensinar lógica de programação.

Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado

Tempo de duração: 30 minutos

Horário: 09h - 09h30

Vagas: 10 

Ministrantes: Aluna Yasmim Ferreira dos Santos | Aluna: Julia Maria do Amaral Oliveira | Prof. Adson Diego Dionisio da Silva

Inscrição: Aqui

 

Oficina maker 3

Título: Realidade aumentada com o Even

Ementa: Realidade aumentada 

Público alvo: estudantes do ensino médio integrado

Tempo de duração: 2 horas

Horário: 10h - 12h

Vagas: 10

Ministrantes: Prof. Edyfran de Medeiros Fernandes | Aluno: Gabriel José Lopes de Abreu

Inscrição: Aqui

 


Espaço 3 (Integra Maker) Sousa 

Oficina maker 4

Título: ArduMaker - Automação com Arduino

Ementa:  A oficina será uma introdução ao uso do arduino na automação (controlar equipamentos de forma automática), onde os alunos podem criar seus códigos facilmente em blocos, não sendo necessários conhecimentos prévios em linguagens de programação ou eletrônica. Utilizando metodologias ativas aprendizagem maker e pensamento computacional.

Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado

Tempo de duração: 1 hora

Horário: 09h - 10h

Vagas: 10 

Ministrante: Prof. Severino Pereira das Chagas Neto | Aluno: Luiz Henrique Silva Apolonio       

Inscrição: Aqui

 

Oficina maker 5

Título: Cá entre nós

Ementa: Oficina Maker (mão na massa) de macramê. Serão trabalhadas penas/folhas usando a técnica de macramê. A oficina “Cá entre nós” tem como objetivo despertar para a importância dos laços que nos confortam, mas também dos nós que nos fortalecem. Ambos existem e cabe a mim e a você decidir como vamos lidar com eles. Essa oficina é um convite à construção do novo, à ressignificação, à reinvenção.  

Público alvo: docentes

Tempo de duração: 2 horas

Horário: 10h30 - 12h30

Vagas: 10

Ministrantes: Profa. Valmiza da Costa Rodrigues Durand | Profa. Rackynelly Alves Sarmento Soares | Profa. Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho

Inscrição: Aqui

 


Espaço 4 (LabMaker Picuí) Picuí 

Oficina maker 6

Título: Introdução ao Arduíno

Ementa: A oficina de Introdução ao Arduíno tem por objetivo apresentar esta plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes, usando o microcontrolador Atmel AVR ou ARM com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, essencialmente C/C++. Será possível manusear o Arduíno e desenvolver projetos básicos utilizando notebook (cedido), acessórios e componentes de baixo custo.

Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação

Tempo de duração: 1 hora e meia

Horário: 09h - 10h30

Vagas: 10 

Ministrantes: Prof Fernando Fernandes | Aluno Marcelo Alves de Oliveira | Aluno Ivan Luis Silva do Nascimento

Inscrição: Aqui 

 

Oficina maker 7

Título: Brincando com Circuito Impresso e Solda

Ementa:  A oficina Brincando com Circuito Impresso e Solda tem por objetivo mostrar que eletrônica básica pode ser feita por qualquer um que tenha curiosidade e interesse. Os participantes aprenderão como desenhar numa placa de fenolite e como corroê-la, ou seja, farão seus próprios circuitos impressos. Em seguida, utilizando ferro de solda, procederão com a inserção e soldagem dos componentes eletrônicos básicos que tenham interesse em compor seus circuitos impressos.

Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação

Tempo de duração: 1 hora e meia

Horário: 11h - 12h30

Vagas: 10 

Ministrante: Prof Fernando Fernandes | Aluno  Marcelo Alves de Oliveira  | Aluno  Ivan Luis Silva do Nascimento

Inscrição: Aqui

 


Espaço 5 (Lampião Maker) Cabedelo Centro 

Oficina maker 8

Título:  Oficina 3D “Modelagem, impressão e estratégias sustentáveis”

Ementa:  Criatividade, estratégia, técnicas e planejamento de modelagem para o uso de Equipamentos 3D. Funcionamento básico da Impressora 3D. Ferramentas Auxiliares, Softwares para Impressora 3D, Modelagem e Fatiamento básico. Scanner e Canetas 3D. Algumas estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET. 

Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado

Tempo de duração: 3 horas

Horário: 09h - 12h

Vagas: 10 

Ministrantes: Felipe de Sousa Azevedo, Juan Diego Gomes de Oliveira, Gabriel Moreira dos Santos Barros, Mirian Inácio de Lima, Prof. Marcéu Oliveira Adissi

Inscrição: Aqui

 


Espaço 6 (Lampião Maker) João Pessoa

Oficina maker 9

Título: Circuitos de Inovação em Ambientes Maker - “Equipamentos 3D, aplicações e preocupações ambientais”

Ementa:  Espaço maker, equipamentos, ferramentas e softwares do mundo maker em geral e suas aplicações em diversas áreas de conhecimento. Equipamentos 3D: Scanner, Impressoras e Canetas. Estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET. 

Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado

Tempo de duração: 1 hora

Horário 1: 09h - 10h

Vagas: 10

Horário 2: 10h15 - 11h15

Vagas: 10

Horário 3: 11h30 - 12h30

Vagas: 10

Ministrantes: Adeilson Silva Bazante Filho, Marília Moura Gomes, Marina Martins Natividade, Júlia Sandrinny Felix de Lira, profa. Nadja da Nobrega Rodrigues

Inscrição: Aqui

 


Espaço 7 (Sertão Maker) Patos 

Oficina maker 10

Título:  Terrário Maker

Ementa:  Através do óculos 3D os alunos farão uma imersão no bioma da caatinga, passando pelo ponto mais alto da Paraíba e no inselberg Espinho Branco. Inspirada no sertão, será realizada uma oficina Maker para construção de terrários em vidros com materiais recicláveis, mudas de cactos, pedras e areia, com o intuito de conscientização e preservação do único bioma exclusivamente brasileiro.

Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado

Tempo de duração: 1 hora

Horário 1: 09h - 10h

Vagas: 10

Horário 2: 10h15 - 11h15

Vagas: 10

Horário 3: 11h30 - 12h30

Vagas: 10

Ministrantes: Profa. Maíra Rodrigues Villamagna | Aluna: Laryssa Dionara de Farias Ferreira | Aluna: Raiane Mikele Gomes Davi

Inscrição: Aqui

 


Espaço 8 (Sertão Maker) Patos 

Oficina maker 11

Título: Modelos pedagógicos com realidade aumentada: Uma Janela para a Acessibilidade na Educação

Ementa:  Desenvolvimento de modelos didáticos em realidade aumentada com o objetivo de aprimorar a acessibilidade na educação e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, bem como modernizar as práticas pedagógicas.

Público-alvo: Docentes e licenciandos

Tempo de duração: 3 horas

Horário: 09h - 12h

Vagas: 10

Ministrante: Aluno Iuri Kauã Simão de Oliveira

Inscrição: Aqui

 


Espaço 9 (Sertão Maker) Patos 

Oficina maker 12

Título: Educação e Indústria 4.0 - Manufatura subtrativa

Ementa:  Nesta oficina os alunos aprenderão os conceitos de manufatura subtrativa, e quais ambientes essa tecnologia é incorporada no mercado de trabalho. Aprenderão a resolver problemas ligados à produção de artefatos e produtos derivados de uma CNC, utilizando os conhecimentos básicos de matemática, geometria e física, para desenvolver o pensamento crítico para resolução de problemas. 

Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação

Tempo de duração: 30 minutos

Horário 1: 09h - 9h30

Vagas: 10

Horário 2: 09h45 - 10h15

Vagas: 10

Ministrantes: Prof. Filipe Lucena | Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura

Inscrição: Aqui

 

Oficina maker 13

Título: Tecnologia CNC em disciplinas Steam - A sala de aula para indústria 4.0

Ementa:  Os professores serão introduzidos aos conceitos da indústria 4.0, da tecnologia CNC e ao desenvolvimento de atividades para sala de aula, envolvendo os conceitos e tecnologias apresentados, tendo como objetivo a inserção de conteúdos práticos com base das disciplinas lecionadas que integram o conjunto de disciplinas STEAM, como: Artes, Ciências, Matemática, Física, entre outras.

Público-alvo: Docentes e profissionais da educação

Tempo de duração: 30 minutos

Horário 1: 10h30 - 11h

Vagas: 10

Horário 2: 11h15 - 11h45

Vagas: 10

Ministrantes: Prof. Filipe Lucena | Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura

Inscrição: Aqui

 


Programação do Primeiro Dia (22/11)

Programação do Segundo Dia (23/11)