Eventos Acadêmicos do IFPB, 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

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REDAÇÃO E COMPETÊNCIA: PROPOSTAS TEMÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ÂMBITO DO VESTIBULAR
Rafael Venancio, Pedro Lucas Freitas da Silva, Adrian Guilherme dos Santos, Wesley Gabriel Custódio Oliveira

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


A redação do Enem se mostra uma avaliação de caráter complexo que demanda, de seus candidatos, um alto grau de capacidade argumentativa, sobretudo, no que tange à dialogicidade dos conhecimentos de mundo apreendidos na formação geral e acadêmica, ao longo do Ensino Básico, conforme preconiza a competência 2 do Manual do Candidato. Esta pesquisa, considerando tais fatos, engendra uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, para, junto às contribuições do ensino de Literatura em sala de aula, propor e discorrer acerca de temas de redação que, sem embargos, possam confrontar o conhecimento literário com a prática de produção textual, principalmente, levando-se em conta prática de redação que seja de texto dissertativo-argumentativo, como é o caso do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Resultados apontam para a conformidade dos conteúdos aprendidos em sala e a argumentação esperada pelo examinador, de modo ser possível, ao fim, (re)afirmar a importância do texto e do ensino de literatura.


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