5º ENEX - Encontro de Extensão e Cultura do IFPB

Imagem da página inicial da Conferência

De 25 de setembro de 2019 a 27 de setembro de 2019.

70 dia(s) para o evento

Local: IFPB - Campus Campina Grande

As Inscrições e Submissões de trabalho estão abertas de 11/07 a 10/08/2019. Maiores informação acesso menu lateral "Informações sobre a conferência".

Sejam bem-vindos(as) ao 5º ENEX – Encontro de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que tem como tema: "Diálogos extensionistas: por uma ação transformadora".

O ENEX trata-se de um evento institucional, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), que celebra o encontro dialógico de saberes e práticas entre a academia e os setores populares, consagrando o compromisso extensionista de busca incessante pela transformação social.

A iniciativa constitui-se em um dos mecanismos de mobilização, sensibilização e conscientização do papel e da importância da extensão no universo acadêmico, quer como atividade formadora, quer como fonte de pesquisa e de transformação social.

A primeira versão do encontro data de 2011, quando discutiu-se a necessidade de consolidar a cultura da extensão no instituto, socializando as ações desenvolvidas nos diversos campi. A intenção era que o evento fizesse parte da agenda da institucional do IFPB a cada dois anos.

Em 2013 foi realizado o 2º ENEX trazendo discussões e debates acerca da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como condição para que as competências profissionais sejam amplamente desenvolvidas.

Em 2015, o 3º ENEX experimentou a possibilidade de ampliar o território de atuação, passando a adotar o critério de realização itinerante. A terceira edição ocorreu no campus avançado de Areia, trazendo o tema da inovação e educação popular como práxis da extensão.

Na sequência, em 2017, o 4º ENEX se realizou envolvendo dois campi, Cabedelo e Cabedelo Centro com a Unidade do Núcleo Avançado de Lucena, o evento contou com uma metodologia inovadora de unidades de vivências, com o objetivo de permitir uma maior participação social dos grupos comunitários e a comunidade do IFPB.

Em 2019, o ENEX realiza sua 5ª edição, no período de 25 a 27 de setembro de 2019, no campus Campina Grande, dando continuidade a perspectiva itinerante do evento. O objetivo é oportunizar espaços interativos de trocas de experiências, de aprendizados e de conhecimentos, dentro de uma formatação que permita importantes reflexões acerca das ações extensionistas e seus resultados, com a participação efetiva dos/as atores/atrizes sociais e a comunidade acadêmica.

O evento integra a agenda de comemorações do 110 anos no IFPB.

SOBRE O FORMATO

O ENEX 2019 será composto por uma grande MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA que contemplará apresentações de trabalhos em círculos de cultura, exposição de produto/tecnologia social, oficinas com temáticas da extensão e cultura, mesas redondas com extensionistas e parceiros sociais, feira de economia solidária - artesanato e produtos da agricultura familiar, FESTIN - festival de intérpretes e canções, mostra artística com exposição de artes visuais/fotografias/tecnologias socias e apresentações de dança, teatro, música, audiovisual, e visitas interativas a iniciativas populares, socioculturais e educativas.

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENEX?

Poderão participar do evento: servidores/as (docentes e técnicos-administrativos), estudantes, parceiros/as sociais, representações de setores populares e movimentos sociais que participam ou tenham participado de ações de extensão no IFPB.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições no evento poderão ser realizadas nas modalidades: Participante ou Apresentação de Trabalhos (círculo de cultura / exposição / apresentação artística). É importante destacar que as pessoas que vão apresentar algum tipo de trabalho, deverão também  inscrever-se na modalidade de participante para fins de certificação.

SOBRE SUBMISSÃO DE OFICINAS

Poderão submeter propostas para realização de oficinas no ENEX, docentes, técnicos-administrativo, discentes, comunidade externa (setores populares/movimentos sociais) e parceiros sociais, que participam ou tenham participado de projetos de extensão no IFPB. Os dois primeiros como proponente principal da ação.

Serão oferecidas 8 vagas para as oficinas, sendo aprovadas as 8 primeiras que apresentarem maior exequibilidade, considerando o espaço e os recursos matérias e financeiros disponíveis.

As inscrições para participação nas oficinas estão limitadas ao número máximo de participantes estabelecido na proposta e acontecerão em período antecessor ao evento, com ampla divulgação no site.

A submissão de oficinas deverá ser realizada através de formulário específico disponibilizado no site e a carga-horária não deverá exceder a 4 horas, tendo em vista a carga-horária total do evento.