Chamada para submissões

As inscrições como Autor para apresentação de trabalho serão realizadas pelo sistema de eventos, de 11 de julho até 10 de agosto de 2019 12 de agosto de 2019, com o envio do trabalho acadêmico — conforme modelo disponibilizado abaixo — de acordo com as seguintes modalidades: Círculo de Cultura, Mostra Tecnológica Social e Exposição e Apresentação Artística. Também estarão sendo aceitas submissões de Oficinas, conforme modelo apresentado abaixo.

Leia com cuidado a seção de Diretrizes para Autores, para que o trabalho fique dentro dos padrões de formatação estabelecidos para o ENEX.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos serão submetidos sob a forma de resumos informativos podem participar docentes, técnicos-administrativo, discentes e colaboradores/as externos (o último em co-autoria) que atuaram ou atuam em ações de extensão e cultura (projetos, programas, núcleos, bem como outras atividades de extensão e cultura registradas).

Critérios para submissão dos trabalhos

  • Cada resumo poderá constar, no máximo, de seis autores/as integrantes do projeto;
  • Devem ser originais e ser escrito na língua portuguesa;
  • Ter a seguinte divisão: título, autoria, corpo do texto e palavras-chave e atender a NBR 6028 vigente;
  • Conter acima do título a área temática (https://www.ifpb.edu.br/proexc/sobre/areas-tematicas);
  • Rodapé: (Informar curso, equipe de execução do projeto (coordenador/a, colaborador/a externo, docente, discente, técnico-administrativo), contato: e-mail e telefone).

Orientações quanto a estrutura do resumo

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do tema a ser abordado. Para os trabalhos acadêmicos, a serem apresentados no 5º ENEX 2019 recomenda-se resumo informativo, que deve conter na sua estrutura:

  • No caso de ações já concluídas: O resumo deve começar com uma frase significativa, explicando o tema principal que será abordado, a seguir ressaltar o (os) objetivo (s), a metodologia os resultados e as conclusões obtidas com a execução da ação.
  • No caso de ações em andamento: O resumo deve começar com uma frase significativa, explicando o tema principal que será abordado, a seguir ressaltar o objetivo, a metodologia os resultados e as conclusões esperadas com a execução da ação.
  • Quanto à sua extensão, os resumos devem ter de 150 a 500 palavras, digitados em Word espaço simples, times new roman, tamanho 12 com margem superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direita de 2,0.  Logo abaixo do resumo, devem constar as palavras (descritores), representativas do conteúdo do trabalho, esses descritores devem ser precedidos da expressão. Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Orientações quanto à elaboração dos resumos

  • Utilizar frases concisas e afirmativas e não enumeração de tópicos;
  • Utilizar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
  • Deve ser apresentado em um único parágrafo, ou seja, sem recuo de parágrafo;

Devem-se evitar:

  • Símbolos, abreviaturas e expressões que não sejam de uso corrente;
  • Fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários à sua compreensão;
  • Quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem;
  • citações.

ATENÇÃO

Somente serão publicados os resumos de trabalhos aprovados pelo Grupo de Avaliadores, por isso pedimos atenção para a completa obediência das normas descritas acima. Solicitamos a revisão de todos os dados e, uso das normas técnica de documentação antes da submissão. Outrossim, a correção ortográfica e gramatical é responsabilidade dos autores.

Antes que o resumo seja enviado, é necessário que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados coletados, dos campos do resumo (incluindo área temática, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.

SOBRE SUBMISSÃO DE OFICINAS

Poderão submeter propostas para realização de oficinas no ENEX, docentes, técnicos-administrativo, discentes, comunidade externa (setores populares/movimentos sociais) e parceiros sociais, que participam ou tenham participado de projetos de extensão no IFPB. Os dois primeiros como proponente principal da ação.

Serão oferecidas 8 vagas para as oficinas, sendo aprovadas as 8 primeiras que apresentarem maior exequibilidade, considerando o espaço e os recursos matérias e financeiros disponíveis.

As inscrições para participação nas oficinas estão limitadas ao número máximo de participantes estabelecido na proposta e acontecerão em período antecessor ao evento, com ampla divulgação no site.

A submissão de oficinas deverá ser realizada através de formulário específico disponibilizado no site e a carga-horária não deverá exceder a 4 horas, tendo em vista a carga-horária total do evento.

 

Submissões a esta conferência fecharam em 2019-08-12.