Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Resumo expandido - Eixo 01 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Ensino de línguas no AVA: processos de interação oral para o profissional Guia de Turismo
Jailma Freire Marinho, Girlene Formiga, Jamylle Rebouças Ouverney
DA TEORIA À PRÁTICA: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA E.E.E.F.M. PROF ANTÔNIO OLIVEIRA
JANAYNA GOUVEIA MEIRA BARBOZA
Reflexões sobre a docência no formato de aulas remotas em programas de Pós-graduação
ANA TÁZIA PATRICIO MELO CARDOSO, José Evangilmárison Lopes Leite, Suely Xavier dos Santos
Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD: o impacto da pandemia do Covid-19 no o ensino e aprendizagem
FATIMA DE JESUS SOARES CORREA, Wendel Vinicius de Freitas Santos
A autodeterminação dos alunos do curso de Educação a Distância de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação do Maranhão – Campus São João dos Patos.
Aluízio José Gonçalves de Sousa
A utilização de laboratórios físicos e virtuais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica
Jorge Henrique Ribeiro Da Silva, Francisco José Alves de Aquino
CYBERBULLYING: PRÁTICAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA VIRTUAL NA ESCOLA
JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO SANTOS
DA TEORIA À PRÁTICA: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) VIVENCIADO NA E.E.E.F.M. PROF ANTÔNIO OLIVEIRA
JANAYNA GOUVEIA MEIRA BARBOZA, JOSÉ DE SOUSA CAMPOS JÚNIOR, RAMON ALVES LIMEIRA, VIRGÍNIA SOUZA RODRIGUES PEREIRA
Formação de professores de Letras no contexto da educação a distância: ensino e pesquisa articulados a favor do processo formativo
Girlene Marques Formiga, Francilda Araújo Inácio, Carla Gonzaga Ramos, Rian Lucas da Silva
Caminhos em prol da inclusão de venezuelanos no interior cearense
Itamerson Macell Oliveira
Biodiesel de Moringa oleiferaLam e seusecodieseis: Análise da eficiência no processo de armazenagem
Samuel Guedes Bitu, Allan Sarmento Vieira, Antônio Jose Ferreira Gadelha, Manoel Barbosa Dantas, Roberlúcia Araújo Candeia, Kelvin Costa de Araujo
A literatura como proposta didática pedagógica para abordagem das questões raciais na Geografia Escolar
Eduarda Pereira Jesus
PRÁXIS NA CIÊNCIA: TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM AÇÃO
senhor Francisco de assis sobrinho
Ponto de Vista da Gestão do Ensino à Distância
Marco Aurélio Melo, Giuseppe Cavalcanti Vasconcelos, Luiz Florival Cipriano
educação especial e ensino remoto na pamdemia: estudo de casos em algumas escolas de Recife
José Luiz Silva

Resumo expandido - Eixo 02 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Gestão institucional dos cursos técnicos da modalidade EaD do IF Baiano campus Teixeira de Freitas – Bahia sob a perspectiva do marketing
Mariana Neres Sampaio, Said Silva Tavares, Isadora Vieira Schmitz, Ana Carolina Vilela Martins
Gestão de Polos Ead/Uab no Piauí
Cleonice Costa Macêdo
Institucionalização da Educação a Distância no IFMA Campus São Luís Maracanã.
kenneth sebastian bezerra fonseca, Jandira Pereira Souza

Resumo expandido - Eixo 03 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A importância das Tecnologias Digitais da informação e Comunicação para a educação na Pandemia da Covid 19
ILEUZA FERREIRA MOREIRA
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: Experiências dos estudantes
Laudicéia Borges
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: Experiências dos estudantes
Laudicéia Borges Aquino, Rosilene Souza de Oliveira
A importância das Tecnologias Digitais da informação e Comunicação para a educação na Pandemia da Covid 19
ELISMARCIA MOREIRA OLIVEIRA
A GESTÃO ESCOLAR E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
José Emanuel Tavares Araújo, Lilian Alves Schmitt
A importância das Tecnologias Digitais da informação e Comunicação para a educação na Pandemia da Covid 19
Tatiana de Souza Porto Aguiar
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: Experiências dos estudantes
Laudicéia Borges
ACESSIBILIDADE DIGITAL
Maria Desterro Medeiros

Artigo completo - Eixo 01 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Determinantes do desempenho educacional na educação superior a distância (EaD) no Brasil
Darcy Ramos da Silva Neto, Daniel Spinoso Prado, Tatiana Martinez Moreira, Maximilian Espuny, Celia Maria Haas
Panorama do curso Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Bahia Campus Ilhéus à luz dos referenciais de qualidade para a educação superior a distância
Fabio Antonio da Silva Reis, Thissiana Souza de Oliveira Farias, Fernanda Silva Vilas Boas, Luziléa Brito de Oliveira
ESCOLA FAMILIAR VERSUS FAMÍLIA ESCOLAR: A Inclusão da Família no Ensino à Distância para Crianças Durante a Pandemia do COVID 19
Morganna Mayarah Silva Monteiro Lima
O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO: uma reflexão dentro do contexto escolar
Vitória Mayza Araújo Soares, Tarcísio Souza de Sá
A formação inicial do professor de Computação e Informática na modalidade EaD sob a ótica do estágio curricular supervisionado
Edilson Santos, RODINEY SANTOS
Ensino à distância em Ciências Agrárias: algumas controvérsias, propostas e discussões atuais
THIAGO COSTA FERREIRA
A educação a distância e o ensino profissional em turismo: atuação do guia de turismo em ambientes culturais da região nordeste
Luiz Felipe Mendes de Oliveira
O design de atividades de aprendizagem para a modalidade a distância: prospectando pesquisas no ambiente virtual de aprendizagem
Abigail Noadia Barbalho da Silva, Diogo Pereira Bezerra
O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um estudo de caso das concepções dos professores da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira em São João dos Patos - MA
Marcos Aurélio Pereira Rodrigues, Tarcísio Souza de Sá
Efeitos da formação docente com o ensino a distância: uma revisão sistematizada
Bruno César Dias de Albuquerque, Dayane da Silva Rodriguesde Souza
A educação digital no processo formador dos docentes e sua capacidade de transferência de conhecimento no contexto educacional
Joab dos Santos Silva, Lismara Ribeiro Macedo
Utilização de meios de EAD na atual Extensão Rural brasileira
THIAGO COSTA FERREIRA
USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM FAVOR DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: avaliação do objeto virtual de aprendizagem dos cursos Ead
Tarcísio Souza de Sá, João Alexandre Cardoso Lopes
MÍDIA EDUCACIONAL: A importância do uso das tecnologias no Ensino Fundamental na Escola Municipal Dr. Adonias Lacerda no município de Paraibano – MA
Surene Cabral da Costa Silva, Tarcísio Souza de Sá, João Alexandre Cardoso Lopes
Uma experiência de projeto integrador no Curso Técnico em Agropecuária na Educação a Distância .
Jandira Pereira Souza, LÍVIA CAROLINE PRASERES DE ALMEIDA, Kenneth Sebastian Bezerra Fonseca
A utilização de laboratórios físicos e virtuais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica
Jorge Henrique Ribeiro Da Silva, Francisco José Alves de Aquino
Regulação da aprendizagem de adultos no aprendizado online: uma Etnografia digital
Glenda Malta de Almeida, Aluisio José Pereira, Alex Sandro Gomes

Artigo completo - Eixo 02 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

¬A Gestão Escolar e a importâncias do Laboratório de Informática diante dos problemas e desafios da inserção das TIC’s
Arielle Silva de Sousa
Refletindo sobre a evasão na EaD: um estudo com Assistentes à Docência nos Polos EaD UAB de Pernambuco
Gerlaine Henrique da Costa, José Wantuir Queiroz Almeida
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL(TDICE): TRANSFORMANDO PRÁTICAS, INOVANDO AÇÕES, COMPARTILHANDO SABERES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
MARIA JOSE COSTA DOS SANTOS
Acesso à Educação em Tempos de Pandemia: Desafios no Ensino a Distância para Estudantes do IFSertãoPE Campus Petrolina.
Ludmyla Alencar, Max Robson de Oliveira Santos, Jean Lúcio Evangelista dos Santos
Atribuições da Tutoria Presencial no âmbito dos Polos UAB no Estado de Pernambuco
José Wantuir Queiroz Almeida, Débora Silva dos Santos, Paula Silva dos Santos, Maria Silvania Bezerra Gomes, Averaldo Alves Silva
Efeitos da Universidade Aberta do Brasil: um olhar para a formação docente dos municípios brasileiros
Dayane da Silva Rodrigues de Souza, Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Raquel Menezes Bezerra Sampaio

Artigo completo - Eixo 03 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A importância das Tecnologias Digitais da informação e Comunicação para a educação na Pandemia da Covid 19
Fernanda de Souza Matos
Da vida para a da sala de aula: entre vivências e formação digital de professores de Geografia
Matheus Rivail Alves, Francisco Kennedy Silva dos Santos
IFMTech: relato de atividade interativa para alunos EAD do IFMT
Pedro Clarindo da Silva Neto, Rothschild Alencastro Antunes, Alexandre Torrezam, Marilson Oliveira Corrêa, Thiessa Esteves Leite
Identificação de estilos de tutoria no aprendizado on-line
Aluisio José Pereira, Glenda Malta De Almeida, Alex Sandro Gomes, Tiago Thompsen Primo
A formação do professor de Geografia e o uso de tecnologia digitais na modalidade a distância: olhares e percepções sobre o processo formativo
Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy Silva dos Santos

Relato de experiência - Eixo 01 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: QUALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Análise do livro didático e os gêneros textuais: um relato de experiência da prática pedagógica no PRP
Erijackson Nunes de Santana, Mariselma de Vasconcelos Cavalcante
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Licenciatura em Física EaD: Um passo inicial na Turma 2017
Rafaelle da Silva Souza
Permanência na EAD: relação entre as dificuldades de acesso e domínio das tecnologias com a evasão escolar
Cláudio Roberto Meira de Oliveira
Um relato da semirregência de residentes do curso de Letras EaD
Jésssica Karoline Nascimento Gomes
FormaEPT em Currículo e Prática Pedagógica: Proposta de Formação Continuada para os Professores da Educação Profissional e Tecnológica
Isalete Bezerra de Alencar
Educação a Distância: elucidações sobre os desafios de orientação
Cristina Thuylya Patriota Valença Póvoa, Raner Miguel Ferreira Póvoa
Obstáculos e estratégias pedagógicas: o desafio do professor de língua portuguesa ao ensinar alunos do atendimento educacional especializado (AEE)
Rafaela Cândido da Silva Sobral, ADILLA MASSA CALDEIRA, DAYANA FERREIRA MARTINS SILVINO
Práticas e reflexões sobre "Atendimento Educacional Especializado" nas aulas de Seminário de Pesquisa Interdisciplinar no curso de Licenciatura em Letras EaD
Sra Monica Maria Firmino Pereira Seixas, Sra Alyne Ferreira Rocha Guedes Olegário, Sra Jhérssica Sabrina Souto dos Santos
Educação socioemocional: um relato de experiência sobre a formação inicial de professores do curso de Letras Ead
Renata Ferreira de Sousa, Anna Libia Araújo Chaves
Semana de Produções Acadêmicas (SPA) do curso de Licenciatura em Letras do IFPB/EaD: possibilidades de interação e de letramento acadêmico
Sra Monica Maria Firmino Pereira Seixas, Sra Marta Célia Feitosa Bezerra
O Programa Residência Pedagógica no Ensino Fundamental II
Helen da Silva Lima
PROJETO DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO DIA A DIA
Emmanuella Silva da Costa, Eduardo Rodrigues de Melo Ramos
Superando limitações e construindo possibilidades: o desafio(ins-trans)pirador do uso da tecnologia de informação e comunicação num contexto de restrições e contingências – A Pandemia de Covid-19
Edna Maria Souza Rabêlo
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SANTA LUZIA – PB COM AULAS REMOTAS NO PERÍODO DE PANDEMIA.
Maria Desterro Medeiros
Educação à distância no contexto da pandemia do Covid 19: relato de experiência
Cleide Selma Pereira dos Santos, Fabino Teles dos Santos
TUTORIA NA EDUCACÃO A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRN.
Maria Martins Formiga
Obstáculos e estratégias pedagógicas: o desafio do professor de língua portuguesa ao ensinar alunos do atendimento educacional especializado (AEE)
Dayana Ferreira, Rafaela Cândido, Adilla Massa
Autonomia e a aprendizagem do estudante em Educação a Distância (EaD)
Maria Cristina Barbosa da Silva, SAYMON LUKAS DE CASTRO NASCIMENTO
Reflexões sobre o papel do Programa de Residência Pedagógica para a construção da identidade docente: um relato de experiência
Carla Gonzaga Ramos, José de Sousa Campos Júnior
Mediação pedagógica - Um olhar para o acompanhamento dos alunos no Campus Natal Zona Leste
Ester Brito, Maria Adilina Andrade
Educação à distância no contexto da pandemia do Covid 19: relato de experiência
Cleide Selma Pereira dos Santos, Fabino Teles dos Santos
O caminho percorrido na realização dos Trabalhos de Finais de Trilhas – TFTs da especialização em Educação Digital
VILMA ROSA MENDES, Ana Paula Borges

Relato de experiência - Eixo 02 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Do Planejamento à Execução um Relato de Experiência na criação de Cursos técnicos a distância no Instituto Federal do Ceará
Paulo Cícero Sousa
O Fortalecimento da Cultura EaD: o processo de implantação do Núcleo de Tecnologia Educacionais e Educação a Distância.
Luis Fernando Fernandes, Samiles Vasconcelos Cruz Benedito, Francisco Ferreira da Silva Júnior
Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Rondônia (DIRED/REI/UNIR): perspectivas de reestruturação no âmbito institucional na educação superior
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Adaptação e Resiliência Educacional: Um Estudo sobre o Impacto da Pandemia de COVID-19 no Ensino Presencial do IFSertãoPE Campus Petrolina
Ludmyla Matos Alencar, Max Robson de Oliveira Santos, Jean Lúcio Evangelista dos Santos
Gestão e construção de modelo pedagógico na Educação à distância: relato de experiência em cursos de graduação da UNEAD/UNEB
Letícia Telles da Cruz, Francine Mendes dos Santos, Márcia Souza Mazza
Especialização Técnica a distância: cenários e perspectivas para o Instituto Federal da Paraíba
Vinícius Batista Campos, Wagner Luiz Araújo Dutra, Regina Coeli Araújo Negreiros, Niedja de Freitas Pereira
CONSTRUINDO JUNTOS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA EAD
Maria Ivanilse Calderon Ribeiro
DEDIC(AÇÃO) À EAD NA PARAÍBA: EXPERIÊNCIA DO FÓRUM ESTADUAL DE COORDENADORES DE POLOS
ROSEANA DOS PALMEIRA
Curricularização da Extensão no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância do Instituto Federal da Bahia
Alexandre Boleira Lopo
Desenvolvendo estratégias para a promoção da Permanência e o Êxito em Cursos EaD: Um Relato de Experiência na Coordenação UAB do IFSertãoPE
Luana dos Passos Bispo, Eliza Georgina Nogueira Barros de Oliveira, Alain Prost Medeiros de Morais, Maria Eva dos Santos Pinheiro

Relato de experiência - Eixo 03 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Relato de Experiência da Central de Ajuda do Campus Natal – Zona Leste do IFRN 
Beatriz Sayuri do Nascimento Kato, Wagner de Oliveira
O uso do podcast como ferramenta pedagógica para o ensino de literatura no curso de Licenciatura em Letras do IFPB
MARTA FEITOSA
Educação à distância no contexto da pandemia do Covid 19: relato de experiência
Cleide Selma Pereira dos Santos, Fabino Teles dos Santos